São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997 |
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Marca regional vira tipo exportação Empresas vendem desde pão de queijo até peteca SIMONE CAVALCANTI
Pão de queijo, artesanato em cerâmica, guloseimas feitas de mandioca, doces, petecas, erva-mate. A lista dos produtos tipo exportação é das mais variadas. O ponto em comum é que todos estão dando impulso a muitos negócios. Só o volume de exportações dos pequenos empresários mineiros cresceu cerca de 1.000% em dez anos, segundo um levantamento do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Segundo Nilton Arguelo, 65, consultor de comércio exterior do órgão, as empresas de pequeno porte representam cerca de 10% do total das exportações brasileiras. A empresa baiana Coisas da Terra, especializada em artesanatos de cerâmica é uma das que fazem sucesso com artigos regionais. O negócio começou em 70, em Piracaia (interior da Bahia), com um ateliê que produzia objetos inspirados nas plantas da região. Em 95, a empresa abriu uma fábrica em Salvador e transferiu os negócios para a capital. Mas o sucesso regional ainda era pouco. A participação em uma exposição em Nova York, em 96, trouxe os contatos para iniciar a exportação para os EUA. Hoje, com um showroom em Chicago, a marca já está negociando com França, Suíça e Japão. "O faturamento pulou de R$ 200 mil, em 93, para R$ 1 milhão, em 97", diz Baldomero Trindade Filho, 46, diretor de exportação da empresa, que faz 80 mil peças/mês. A marca Maha se projetou do Mato Grosso do Sul para o mercado internacional com venda de mandioca. A empresa industrializa e congela cerca de 60 toneladas por mês do produto, além de derivados, como croquete e polenta. Os itens são distribuídos no Brasil e até para o Japão. "A mandioca encontra mercado em qualquer lugar", diz Américo Yamamoto, 38, sócio da empresa, que deve faturar R$ 1,3 milhão em 97. Texto Anterior: Consultor defende maior integração Próximo Texto: "Made in Pantanal" abocanha mercado Índice |
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