São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
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Budget mexe com mercado de locação

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A concorrência não está fácil no setor de locação de carros. A disputa pelo mercado está causando quedas de até 50% no aluguel dos modelos "populares".
Os próprios empresários da área confirmam que o objetivo é baixar os valores para conquistar um número maior de clientes.
"Hoje, os consumidores estão muito mais atentos às condições do mercado. Não dá para cobrar qualquer valor", diz Fábio Guimarães, 46, diretor de franchising da Avis e presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
A variação dos preços hoje pode surpreender. Parte desse contraste é responsabilidade da Budget Rent a Car, que está incomodando concorrentes usando preços menores.
A batalha acontece principalmente no aluguel de carros "populares", que representam entre 60% e 80% do total das locações.
A Budget cobra R$ 39,99 pela diária de um carro "popular", com seguro e quilometragem livre. A média do mercado é de cerca de R$ 70, nas mesmas condições.
"Conseguimos um bom preço porque temos estrutura para trabalhar assim", afirma Javier Artola, 35, diretor da Budget.
A Laredo Auto Rental, do Rio, é outra que resolveu entrar na disputa. Na rede, a diária de um "popular", com seguro e quilometragem livre, sai por R$ 50.
Para os empresários do setor, a situação atual do mercado exige um equilíbrio entre qualidade de serviço e atendimento.
"Hoje, temos um preço igual ao praticado na Flórida (EUA), que é considerado um dos melhores locais nesse ramo", afirma Luis Jorge Ribeiro, 45, diretor de marketing da Mega Rent a Car, que cobra diária de R$ 34 no aluguel de um carro popular, sem seguro e com limite de 300 km de rodagem.
Mas os valores ainda perdem para cidades como Los Angeles, em que o preço médio para alugar um carro do tipo econômico fica em R$ 45, com seguro e taxas pagas.

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