São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cotidiano é como no quartel

DA REPORTAGEM LOCAL

Não há espaço para frescura na academia da PM. As meninas enfrentam uma rotina de quartel e encaram, junto com os meninos, várias tarefas árduas, que vão de aulas de tiro e montaria à sobrevivência na selva.
"Muitas vezes temos de correr vários quilômetros carregando um fuzil, no meio da lama", diz Regiani Rocha Souza, 21.
"Às vezes, tínhamos de passar uma semana na selva só com uma bússola e um facão. Você tem de se virar até para arrumar comida", conta uma ex-aluna que não quis se identificar.
Confira abaixo algumas das atividades diárias dos alunos na academia do Barro Branco.
6h: hora de acordar. E não basta abrir os olhos, é preciso estar literalmente fora da cama. Quem for pego dando aquela última espreguiçada fora de hora recebe uma "anotação" (duas anotações levam a uma punição: a aluna permanece na academia no final de semana).
7h: depois de prender o cabelo e colocar o uniforme (devidamente passado e com sapatos impecavelmente engraxados), as alunas tomam café da manhã no refeitório.
7h30: hora de saudar o comandante. Todos os alunos ficam enfileirados, em posição de sentido, como uma tropa do Exército. Os superiores checam se não falta ninguém no grupo (quem não estiver presente tem de aparecer com uma boa explicação). Só então o comandante cumprimenta os alunos e passa algumas orientações para o dia.
8h: todos já devem estar na sala para o início das aulas. Os professores recebem tratamento de dar inveja até em professores de colégios tradicionais. Ao entrar na sala, os alunos se levantam, em sinal de respeito. Bagunça e conversa na aula simplesmente não existem. Colar é considerado falta grave e pode resultar em expulsão.
12h30: intervalo para o almoço. Os alunos comem no refeitório da academia. A comida, na definição de algumas alunas, "é honesta".
14h: retorno às salas para mais três aulas.
16h40: é o momento das chamadas "atividades optativas obrigatórias", o momento de lazer dos alunos. Eles são obrigados a participar de um dos grêmios organizados pelos próprios alunos. Há grêmios desportivos, religiosos e culturais.
17h30: hora do banho e de se preparar para o jantar, que é servido entre 18h e 19h30.
20h: período de estudo obrigatório. Durante uma hora, os alunos devem ficar na sala de aula estudando.
22h: toque de silêncio na academia. Ninguém é obrigado a dormir, mas todas as luzes são apagadas, e é proibido circular pelos corredores. Quem ainda tiver gás para um pouco de "ação" pode ficar estudando em alguma sala de aula ou assistir TV.

Texto Anterior: Segurança e estabilidade atraem meninas à PM
Próximo Texto: Vantagens e desvantagens da carreira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.