São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Show do Fleetwood Mac tem cheiro de naftalina

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Aos que estão na casa dos 40: podem colocar as cervejas no congelador e chamar os amigos para assistir no home-theatre o vídeo "The Dance", do jurássico Fleetwood Mac.
Sim, the Mac is back. Em disco, vídeo, e só falta um livro autobiográfico da saga do quinteto inglês mais americano que os atuais pseudogrunge do Bush.
Gravado para um especial da MTV norte-americana, "The Dance", mesmo nome do álbum lançado este ano, traz os conhecidos supermegahits e quatro músicas inéditas, "Temporary One", "Sweet Girl", "Bleed to Love Her" e "My Little Demon".
Nada como duas datas redondas para o grupo esquecer as camas e empresários separados: 30 anos de existência do Mac e 20 de "Rumours", o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos com mais de 25 milhões de cópias.
Stevie Nicks continua com o look Mortícia Adams, porém mais volumosa, e com as encaradas à la Jane e Herondi em Lindsey Buckingham, seu ex-marido.
Mas falta viço. O show é correto, asséptico, OK apenas. Com passeios leves pelo blues e pelo country (figurino incluso), o popaço Mac parece ter nascido entre o Meio-Oeste e a Costa Oeste dos EUA.
Os hits vão de "Dreams" a "Rhiannon", de "Tusk" a "Don't Stop", esta com uma apresentação engraçadíssima com direito à participação de uma banda marcial acompanhando a música e com coreografias no melhor estilo Timbalada.
Inegável que o som do grupo é datado, com cheiro de naftalina. Mas não deixa de ser original. Pop inigualável, sem precedentes nem sucessores.
Os incontáveis "travellings" fazem, por vezes, com que o show fique sonolento, burocrático, apesar de uma Courtney Love empolgada na platéia.
O final é um anticlímax só. Depois de "Don't Stop", quando a platéia finalmente se levanta, vem "Songbird", apenas com Christine McVie ao piano.
Na despedida, o baterista Mick Fleetwood solta um "Deus abençoe a todos". Amém, então.

Vídeo: The Dance
Grupo: Fleetwood Mac
Lançamento: Warner Music
Quanto: preço não fornecido

Texto Anterior: Nem Stevie Ray Vaughan salva seleção da MTV
Próximo Texto: Eric Clapton se reconverte ao blues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.