São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eric Clapton se reconverte ao blues

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o Hyde Park botando gente pelo ladrão em um entardecer de sábado, em junho do ano passado, o guitarrista britânico Eric Clapton mostrou sua reconversão ao blues.
Aclamado como "Deus" em grafites na década de 60, quando tocava com os Bluesbraker de John Mayall, Clapton havia perdido a fé e durante um bom tempo se rendeu às exigências comercialóides.
Por capricho do destino, acabou fazendo sucesso com o que gostava de tocar no programa acústico da MTV.
"Eric Clapton Live in Hyde Park" tem um repertório quase irretocável, que junta as músicas gravadas no "Unplugged" e em "From The Cradle" às canções da época do Cream e do Derek and The Dominos, há três décadas.
Desse período inicial há "Badge", "Have You Ever Loved a Woman", "White Room" e "Layla" -em uma versão bem diferente da original, ainda mais cool do que a gravada no "Unplugged", e com um belo solo de trompete.
O vídeo repagina clássicos do blues, como "Hoochie Coochie Man" (Willie Dixon), "Five Long Years" (Eddie Boyd) e "I'm Tore Down" (Freddie King).
Banda de peso
Até por causa do repertório e da banda que o acompanha (entre os quais Steve Gadd, na bateria, Jerry Portnoy, na harmônica, e Chris Stainton, no teclado), o vídeo é um dos melhores registros de shows de Clapton.
Nem os erros grosseiros nas legendas -chamar o guitarrista Freddie King, o ídolo de Clapton, de Fred Kane, é de lascar.
"Eric Clapton Live in Hyde Park" tem momentos inspiradíssimos. Os solos de "I Shot The Sheriff" e "Old Love" exemplificam isso.
Clapton ainda faz concessões ao pop, como em "Tearin' Us Apart" -embora o naipe de metais melhore as coisas. Pelo menos, o guitarrista não traz a lacrimosa "Tears In Heaven", feita para o filho morto.
(LAR)

Vídeo: Eric Clapton Live in Hyde Park
Lançamento: Warner Music
Quanto: preço não fornecido

Texto Anterior: Show do Fleetwood Mac tem cheiro de naftalina
Próximo Texto: Os dez vídeos mais retirados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.