São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS PASSOS PÚBLICOS DE J.D.

1919 - Nasce em Nova York, em 1º de janeiro, Jerome David Salinger.
1941 - É convocado para o serviço militar. É promovido para sargento e passa 17 meses na Áustria, antes de voltar aos EUA.
1944 - Desembarca em 6 de junho com com as tropas aliadas em praia francesa de codinome Utah, na Normandia, no chamado Dia D.
1951 - Publica "Apanhador no Campo de Centeio" nos EUA.
1953 - Nove de seus contos já publicados em revistas são editados no livro "Nove Estórias". Salinger se muda para o povoado de Cornish (New Hampshire, EUA), onde mora até hoje.
1961 - "Franny e Zooey", reunião de um conto e de uma novela reproduzidos em revistas, é publicado. Revista "Time" publica reportagem de capa sobre o escritor.
1963 - Outros textos seus são publicados no livro "Pra Cima com a Viga, Moçada/ Seymour, uma Introdução".
1965 - Publica seu último conto, na revista "The New Yorker".
1987 - Entra com ação na Justiça para que o escritor Ian Hamilton não publique cartas suas no livro "J.D. Salinger: Uma Vida Escrita" -que seria publicado, com essas alterações, com o nome "Em Busca de J.D. Salinger", pela editora Random House em 1988.
1993 - Metade da casa-esconderijo do escritor pega fogo. Salinger e sua mulher são assediados por repórteres enquanto bombeiros apagam o fogo. Os dois permanecem em silêncio.
1997 - É anunciada a publicação de "Hapworth 16, 1924" -reproduzido na "The New Yorker" em 65- pela pequena editora Orchises Press, de Virgínia; o livro deve sair em dezembro...

Texto Anterior: J.D. SALINGER
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.