São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maxwell é esperança na Soul Music americana

SÉRGIO MARTINS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Transformar um dos pesadelos pessoais de Trent Reznor, do Nine Inch Nails, em canção de baile black não é tarefa para qualquer um. Mas é um trabalho sob medida para Maxwell.
Em "MTV Unplugged EP" (Sony Music, importado), ele não só adiciona uma boa dose de molejo a "Gotta Get: Closer", do Nine Inch Nails, como puxa um coro gospel caprichado, como se a música tivesse sido composta numa das igrejas do Harlem.
Maxwell nos reserva mais surpresas em seu projeto "unplugged". Foge das covers fáceis e capta a mensagem do projeto: intimidade e descontração.
"MTV Unplugged EP" é composto por sete canções, uma melhor do que a outra. A instrumental "The Suite Urban Theme" coloca a platéia no clima para a entrada de Maxwell -que se dá em "Mello: Sumthin (The Hush)", com direito a brincadeiras vocais.
Como um soulman de verdade, Maxwell se insinua, convida, seduz. Canta "This woman's Work", de Kate Bush, com o devido falsete que a música pede.
Mesmo com todo esse talento, Maxwell ainda está longe de se transformar numa unanimidade da soul music. Enquanto muitos apontam o cantor como ponta-de-lança de um novo movimento, há quem veja em Maxwell um desejo irritante em ser cool.
O talento demonstrado pelo artista nesse álbum, porém, chuta longe qualquer comentário. É sinal que ainda há esperança na soul music americana.

Onde encontrar: Nuvem Nove Discos (rua Clodomiro Amazonas, 116, tel. 820-7051)

Texto Anterior: Sting cancela participação na homenagem a Jobim
Próximo Texto: Sexo, sushi e Tiririca na banheira do Gugu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.