São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
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Vencedores da 40º edição do festival de Leipzig apontam para renovação

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A LEIPZIG

Um vídeo sobre a situação feminina do Japão e um filme sobre uma escola de artes para crianças cegas na República Tcheca dividiram anteontem à noite a Pomba de Ouro, prêmio máximo do 40º Festival Internacional de Cinema Documentário e de Animação de Leipzig (Alemanha).
A relação entre grande História e vida cotidiana marcou a maioria dos 20 títulos em competição. A reunificação alemã, a perseguição nazista aos judeus na Hungria, a restituição de Hong Kong à China e o sindicalismo britânico estiveram entre as principais discussões.
"37 Histórias Sobre Sair de Casa" foi dirigido por Shelly Silver. "Os Que Não Vêem", por sua vez, revela Miroslav Janek, que participou com o brasileiro Roberto Moreira da primeira turma do projeto "Fábrica", realizado por Godfrey Reggio para a Benetton.
A crise de identidade catalisada pela unificação alemã domina o vencedor da Pomba de Prata. "Barluschke", de Thomas Heise, retrata um oportunista que foi espião para a Alemanha socialista, e depois para a capitalista, chegando mesmo a registrar em vídeo cenas de seu próprio cotidiano familiar.
A disputa de documentários de curta-metragem foi vencida por "Blight" (Demolição) de John Smith, filme experimental sobre a derrubada de um quarteirão londrino. Menção especial destacou o americano Rick Minnich, que em "Good Guys, Bad Guys" (Bons Caras, Maus Caras) mostra o impacto do conservadorismo da era Reagan no desenvolvimento profissional de seus colegas de escola.
A seleção de concorrentes de Leipzig 97 confirmou assim a linha engajada que caracterizou as 40 edições do festival. Curiosamente, a lista de vitoriosos vai na contracorrente, privilegiando enfoques intimistas e ousadias formais.
É evidente ainda a aposta na renovação: os grandes nomes da competição, como o britânico Ken Loach, o sueco Jan Troell e o russo Alexander Sokurov, acabaram excluídos da relação de premiados. A cineasta alemã Margarethe von Trotta ("Anos de Chumbo") presidiu o júri da categoria.
A América Latina acabou fora da mostra competitiva, dada a retirada na última hora do vídeo "Chile: Memória Obstinada" de Patricio Guzman. Contudo, duas produções da região mereceram projeções especiais fora de concurso ("Che: Morte da Utopia?", de Fernando Birri, e "O Velho" de Toni Venturi).

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