São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Clareza; Operações da PM ; UNE; Futebol; ACM; Servidores federais; Juízes; Réus; Domingão; Dignidade; Transporte seguro

Clareza
"Sobre a nota publicada na seção 'Contraponto', do 'Painel' (24/10), sob o título 'Cantando vitória': minhas posições são claras e de notório conhecimento público quando me refiro sempre com respeito ao governador Mário Covas, a quem admiro muito, como uma das melhores expressões políticas deste país.
É absolutamente lastimável que o 'Painel' coloque palavras mentirosas em minha boca.
Da mesma forma, o ex-governador Paulo Maluf e o prefeito Celso Pitta merecem de mim a mais respeitosa convivência política."
Gilberto Miranda Batista, senador (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Kennedy Alencar, editor do Painel: "A nota retratou fielmente as palavras e o comportamento de Gilberto Miranda. O senador disse que, apesar de Covas ter emitido títulos para pagar precatórios, votaria a favor da rolagem das dívidas do Estado de São Paulo".

Operações da PM
"O editorial de 27/9 fala em insubordinação e resistência às determinações do comandante-geral da Polícia Militar, em função de ter sido observado policiamento em alguns cruzamentos, sendo que a determinação era para a realização de bloqueios.
Reportagem de 30/9 alardeia que 'operação da PM não reduz homicídios' e que duas das mortes ocorridas teriam sido em 'supostos tiroteios'.
Cumpre-nos esclarecer que os comandantes de área têm autonomia e competência para adaptar as operações às realidades de suas áreas, até por que o que é válido para a av. Paulista nem sempre o é para Parelheiros, de modo que não é correta a colocação de que o novo comando da Polícia Militar estaria enfrentando resistências.
As operações desencadeadas pela Polícia Militar não esgotam as medidas a serem implantadas pelo novo comandante, nem tampouco têm a pretensão de acabar com os índices de homicídios na zona sul do dia para a noite.
Quando os policiais são recebidos à bala no cumprimento de suas atividades profissionais, são obrigados a ler nos jornais, se estiverem vivos, que os marginais foram baleados em 'suposto tiroteio'.
Não somos refratários a cobranças e críticas de quem quer que seja, mas ainda é muito cedo para pregar o fracasso."
José Renato Silva, major PM chefe interino da 5ª seção do Estado Maior (São Paulo, SP)

Nota da Redação: "O editorial comentou, na verdade, que os policiais foram insubordinados por terem resistido à orientação de se dirigir de maneira mais civilizada à população. Os tiroteios são postos em dúvida pelos jornalistas por causa da maneira tradicional de a Polícia Militar atuar -vide os 111 do Carandiru e o fato de que a PM chegou a ser responsável por 25% dos homicídios em São Paulo".

UNE
"Declarações feitas por mim, publicadas em reportagem do Folhateen sob o título 'UNE anda meio desligada', em 27/10, não dão a entender exatamente a minha avaliação sobre a 'falta de representatividade' da entidade.
O problema, creio, é que a UNE sofre de uma crise de representatividade institucional, que pode ser sentida também em outras entidades de representação coletiva."
Márcio Batalha Jardim, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (São Paulo, SP)

Futebol
"Sugestão para o futebol brasileiro: criar um Campeonato Brasileiro no primeiro semestre com 16 clubes -clube dos 13 mais os quatro melhores colocados da Copa do Brasil-, sendo esta Copa do Brasil iniciada no segundo semestre, nos moldes da antiga Taça Brasil, que tanto abrilhantou o futebol brasileiro nas décadas de 70 e 80."
Alexandre Fontenele (Fortaleza, CE)

ACM
"Não é extemporâneo lembrar que a santa ira do senador Antonio Carlos Magalhães, ao refutar a acusação dos americanos de que nossa corrupção é endêmica, só convenceu os incautos.
Fosse sincero o amor de ACM pela moralidade em nossa vida pública, forçaria ele -já que é ditador do Senado- que a ilustre Casa autorizasse a Justiça a processar políticos em falta com o Código Penal e que fizeram, do parlamento do Brasil, um valhacouto de perseguidos pela justiça pública."
Aurelio Silva (Maringá, PR)

Servidores federais
"O fim da estabilidade dos servidores federais, estaduais e municipais resultará em demissões em massa por todo o país. Ainda há tempo dos deputados votarem contra o plano do sr. Bresser Pereira. Caso contrário, restará aos servidores, juntamente com familiares e amigos, acertarem as contas com esses insensíveis deputados, nas urnas, no próximo ano."
Antonio Pereira da Silva (São José do Rio Preto, SP)

Juízes
"Neste país, há pessoas que se julgam privilegiadas, querendo para si aposentadorias integrais, enquanto a totalidade dos servidores públicos, incluindo os membros do Poder Legislativo e os do Poder Executivo, aceitaram o redutor de 30%. Assim são os juízes.
Felizmente, surde no mais celso sodalício um magistrado que faz jus ao nome. O presidente do Superior Tribunal Federal, Celso de Mello, defendendo o redutor, bem como o democratíssimo instituto do 'impeachment'."
Edson Luiz Sampel (São Paulo, SP)

Réus
"Lamentável a atitude do juiz da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, saindo para almoçar na hora da audiência marcada para ouvir Naji Nahas.
Atitudes como essa estão completamente em desacordo com tudo que se aprende sobre direitos humanos. A Justiça não pode tripudiar sobre os réus, sejam eles ricos ou pobres."
Paula Sapir Febrot (São Paulo, SP)

Domingão
"O prato servido pela Rede Globo, no domingo retrasado, fez mal a todos, inclusive a sobremesa -entenda-se o programa 'Sai de Baixo'-, onde nunca se assistiu a tamanho preconceito, falta de respeito e discriminação ao povo nordestino, chamado de porco, homossexual, alcoólatra e povinho. Alô turma dos direitos humanos: somente bandidos têm direito aos seus mimos?"
Meire Ferreira de Souza (São Paulo, SP)
*
"Lendo a guerra de audiência entre a coisa ruim e o mal gosto, ou seja, Gugu x Faustão, imagino onde vamos parar. Ou o povo está pouco exigente ou as TVs estão com pouca opção de qualidade. Eu assisto ao "Show do Esporte", pois acredito naquele velho ditado: "Um grande país se forja nos campos esportivos"."
Teresa Luiza Leite Cesar (São Paulo, SP)

Dignidade
"Onde está a dignidade do nosso povo, que foi e é aviltada por este overno inexorável, que tem apenas como prioridade melhorar seu bolso e esgotar a população com humilhações?"
Valeska da Silva Bohus (Pirituba, SP)

Transporte seguro
"Por que as empresas de transporte público não criam um dispositivo de segurança que impeça a partida do ônibus com as portas abertas e que estas só se fechem quando não houver ninguém nos degraus?"
Mirza Aoás (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Ficção orçamentária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.