São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que aconteceu com a energia

1) Às 8h do último domingo, ventos de até 130 km/h derrubaram dez torres de transmissão de energia no município de Vera Cruz do Oeste, no Paraná, a 80 km de Foz do Iguaçu
2) Com a queda, foi bloqueada a transmissão de 5.000 megawatts vindos da usina de Itaipu. A produção total de Itaipu é de aproximadamente 12.000 megawatts.
3) As torres faziam parte do circuito de transmissão Foz do Iguaçu-Ivaiporã, no Paraná. De Ivaiporã saem duas linhas, uma para a região Sul e outra para o Estado de São Paulo. De São Paulo partem ramais para Estados do Sudeste e do Centro-Oeste.
4) A Eletrobrás programou cortes de energia nos Estados que integram o sistema interligado Sul, Sudeste e Centro-Oeste a serem determinados diariamente pelas companhias em cada Estado. Os cortes começaram ontem e devem ir até sexta-feira, sempre de 19h30 às 22h (horário de pico).
5) O fornecimento de energia será reduzido em 3.000 megawatts, aproximadamente 8% do consumo das três regiões no horário de pico.

O que está sendo feito
1) Técnicos da companhia Furnas iniciaram o conserto das torres. Cada torre tem 43 metros de altura e custa aproximadamente R$ 70 mil. Espera-se que, até sábado, quatro das dez torres voltem a operar.
2) Para suprir parte da demanda de energia elétrica, a companhia Furnas vai utilizar energia gerada por outras usinas. Daí vem a diferença entre o corte na transmissão (5.000 megawatts) e o corte no fornecimento (2.400 megawatts)'
3) A companhia Furnas pede que a população diminua o consumo de energia residencial, especialmente nos horários de pico (entre 19h30 e 22h), e evite usar chuveiro elétrico, ferro de passar roupas e aparelho de ar condicionado.

Fonte: Furnas Centrais Elétricas S/A

Texto Anterior: MG corta 25% das indústrias
Próximo Texto: Curitiba terá cortes de 30 min
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.