São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federações pedem empenho para FHC

Presidente recebe entidades

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Representantes das federações internacional e nacional dos jornalistas pediram ontem o empenho do presidente Fernando Henrique Cardoso para evitar a aprovação de pontos que consideram negativos no projeto de Lei de Imprensa que tramita no Congresso.
Os jornalistas se encontraram com Fernando Henrique no Palácio do Planalto. Segundo eles, o presidente vetará os artigos do projeto que restringem a liberdade de imprensa.
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, afirmou, no entanto, que o presidente não se comprometeu a vetar nenhum ponto da proposta.
As entidades de jornalistas criticam as multas de até R$ 100 mil para condenados por crime de imprensa (calúnia, injúria e difamação) e a ausência de um teto para as indenizações a serem pagas pelas empresas jornalísticas em caso de condenação.
Aidam White, secretário-geral da federação internacional, também elogiou partes da proposta, como a garantia ao direito de resposta e ao sigilo da fonte e a substituição da pena de prisão por penas alternativas para os condenados por crime de imprensa.
Auto-regulamentação
Para White, a auto-regulamentação da imprensa, como defende o Palácio do Planalto, desperta dúvidas em todo o mundo.
White defendeu o debate sobre o assunto. "Os donos de jornais devem ter coragem de estabelecer uma auto-regulamentação séria", afirmou.
Segundo o secretário-geral da federação internacional, FHC se mostrou bastante preocupado com a falta de confiança das pessoas na imprensa.
A explicação estaria no fato de a imprensa reforçar, em muitas ocasiões, o sensacionalismo das informações.
No encontro, FHC disse que tentaria participar da Conferência Internacional de Jornalistas, que vai ocorrer em maio do ano que vem, em Recife.

Texto Anterior: 'Brasil em Ação' será mantido
Próximo Texto: FHC acerta hoje apoio de Maluf à reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.