São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Iris defende uso de armas de fazendeiros

Ministro quer mandados cumpridos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Justiça, Iris Rezende, defendeu ontem o uso de armas e veículos de milícias de fazendeiros para a prisão de sem-terra. Ele afirmou ter recomendado a medida ao governo do Pará, que estaria com dificuldades para cumprir mandados de prisão de sem-terra.
Em depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o ministro relatou uma reunião que teve com secretários de Justiça e superintendentes da Polícia Federal em setembro último.
Ele disse ter comentado o fato de a polícia do Pará não ter veículos e armas suficientes para prender sem-terra acusados de saque enquanto existiam no Estado "milícias de proprietários rurais".
Segundo Iris, ele disse na reunião: "Pegue todas essas armas e instrumentos de particulares e cumpra os mandados". Em seguida, o ministro disse que usou a palavra "requisite".
Após deixar a comissão, Iris tentou amenizar suas declarações e disse acreditar que armas apreendidas precisam ser entregues ao Exército.

Texto Anterior: Muito gogó e pouco suor, os males do governo são
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.