São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Área escura' é escolhida em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O corte de energia na capital e na Grande São Paulo é executado no COS (Centro de Operação do Sistema) da Eletropaulo (Eletricidade de São Paulo S/A).
No local, uma sala de segurança isolada por vidros e com circulação restrita, trabalham dois técnicos que são informados por Brasília e pelo Departamento de Distribuição da Eletropaulo sobre o momento e os locais dos cortes.
Os técnicos monitoram computadores que informam o fluxo de energia e visualizam todo o sistema de distribuição elétrica na Grande São Paulo, incluindo as estações de transmissão.
A decisão de corte de luz em um bairro se dá da seguinte maneira: o CNOS (Conselho Nacional de Operação do Sistema) do Ministério das Minas e Energia informa São Paulo sobre a necessidade do montante do corte de energia em um determinado momento, geralmente no horário de pico.
O Departamento de Distribuição da Eletropaulo determina os bairros que serão atingidos, devido à demanda, e passa essa informação para o COS, que executa o corte.

Texto Anterior: Mau tempo ameaça conserto
Próximo Texto: Corrupção de fiscais passa pela Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.