São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto libera duas peruas

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 500 perueiros conseguiram ontem liberar duas lotações que haviam sido apreendidas pela SPTrans (São Paulo Transporte) e pela PM, após protesto em Santo Amaro (zona sul de São Paulo).
As duas peruas foram apreendidas às 10h da manhã, na avenida João Dias. Após a apreensão, outros perueiros que passavam pararam para ajudar os colegas.
Por volta de 10h30, cerca de 200 lotações e 500 perueiros já estavam no local.
Para evitar que as peruas fossem levadas pela polícia, os donos esvaziaram os pneus e quebraram as chaves no contato.
Às 10h40, com a chegada de um guincho, os perueiros se exaltaram, invadiram a avenida no sentido bairro-centro e deitaram-se sobre a pista.
Nessa hora, cerca de 20 policiais tentavam conter os ânimos dos manifestantes.
Um fiscal da SPTrans que não quis se identificar informava pelo rádio, bastante nervoso, a direção do órgão sobre os acontecimentos. "Pode acontecer uma tragédia aqui, está tudo fora de controle", dizia.
Os perueiros gritavam: "Libera, libera".
O gerente de transporte alternativo da SPTrans, Wagner Vitale, decidiu, então, liberar as duas kombis e chamou uma comissão de cinco líderes dos perueiros para uma conversa na sede do órgão, no Pari (zona leste).
A alternativa, proposta pelo capitão PM Ricardo Lozada, que comandava a PM no local, era pedir o apoio da tropa de choque para retirar os manifestantes.
Vitale disse aos perueiros que não poderia ajudá-los com relação a sua situação e chegou a orientá-los a procurar outro emprego.
Ele disse à Folha que a empresa recuou da apreensão das peruas pois havia risco de incidentes. Ele disse não saber se manterá a postura em novos confrontos.
"Vou me reunir com os fiscais para discutir o assunto", afirmou Vitale.
Os perueiros disseram estar dispostos a continuar a fazer manifestações, em caso de novas apreensões.
Desde a sexta-feira, cerca de cem peruas já foram apreendidas pela SPTrans.

Texto Anterior: Perueiro planeja manifestação surpresa
Próximo Texto: Cidades do ABC adotam a 'falsa carona'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.