São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perueiro planeja manifestação surpresa

ANDRÉ MUGGIATI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os perueiros clandestinos estão programando "manifestações surpresa" que farão parte de uma campanha para a legalização da categoria.
Segundo a Folha apurou, uma das propostas prevê a paralisação simultânea do tráfego em várias avenidas de São Paulo, incluindo a Paulista e a 23 de Maio.
O assunto foi discutido ontem em reunião de cerca de cem coordenadores de linhas de lotação, no sindicato da categoria, no parque Dom Pedro (região central de SP).
"O pavio está aceso", disse o coordenador de linha Oscar Barola, após a reunião. Segundo Barola, a estratégia que será adotada pela categoria está sendo mantida em sigilo.
"Nós já resolvemos o que fazer, mas não vamos revelar", disse Carlos Militano, diretor da ATA (Associação dos Transportadores em Autolotação) da zona sul.
Os coordenadores de linha criticaram ontem as lideranças da categoria, afirmando que eles estão desvinculados da realidade.
A opinião é compartilhada pelo diretor da ATA Sul. "A situação já saiu do controle. Eles (os líderes) não conseguem mais segurar o pessoal, não."
Foi o que aconteceu na manhã de ontem, quando cerca de 500 perueiros fecharam a avenida João Dias (leia texto nesta página).
Apesar da presença do presidente de uma cooperativa da categoria, o protesto desorganizado e tumultuado partiu dos próprios perueiros, que decidiram bloquear a avenida e deitar-se na pista.
As propostas dos perueiros para a estratégia de mobilização deverão ser levadas pelos coordenadores de linha para o restante da categoria na quinta-feira.
Depois, nova reunião deverá definir se haverá o protesto que inclui a paralisação de avenidas.
Os perueiros também pretendem pressionar o ex-prefeito Paulo Maluf. "O nosso alvo agora é o Maluf", disse Militano.
Na avaliação dos perueiros, o ex-prefeito e candidato a governador pode fazer o prefeito Celso Pitta resolver o problema deles.
"Se o Maluf quiser podemos elegê-lo, mas ele terá que abraçar a nossa causa", afirmou Militano.
Os perueiros estão proibidos de circular em São Paulo desde a última sexta-feira, após publicação no Diário Oficial do decreto legislativo de autoria do vereador Natalício Bezerra (PTB).
A princípio, todas as lotações estão proibidas na cidade. Uma nova lei já aprovada pela Câmara prevê a autorização para cerca de 2.700 perueiros já legalizados. A nova lei ainda não foi sancionada pelo prefeito Celso Pitta.

Texto Anterior: 'Eles bebem muito, são pinguços'
Próximo Texto: Protesto libera duas peruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.