São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Impacto dos juros altos na economia vai do desaquecimento ao estímulo

DA REDAÇÃO

Os vários setores da economia estão assimilando de maneira diferente o impacto da alta dos juros determinada na semana passada. O quadro que se distingue, à medida que baixa a poeira do choque monetário, mostra uma perspectiva de desaquecimento geral que, no entanto, não terá a mesma intensidade nem atingirá todas as áreas.
O setor de alimentos, por exemplo, deve se beneficiar com o encarecimento do crediário. Empresários do setor trabalham com a expectativa de que o dinheiro que não será gasto em bens duráveis será em em parte canalizado para comprar produtos alimentícios. A indústria está até animada, sensação compartilhada, ainda que com reservas, pelos supermercados.
A construção civil está no extremo oposto. A alta dos juros pegou o setor no contrapé, ainda tentando se recuperar depois do estrago causado pela Encol na confiança nos lançamentos "na planta".
Com dúvidas sobre o efeito dos juros nas futuras prestações, os candidatos a proprietário se retraíram, praticamente paralisando as vendas desde sexta-feira da semana passada.

LEIA MAIS sobre os efeitos das alta dos juros nas págs. 2-3 a 2-8, 2-10 e 2-14

Próximo Texto: Consumidor confuso adia as compras de imóveis novos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.