São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcex sugere desvalorização do real entre 5% e 10%

FÁBIA PRATES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O vice-presidente da Funcex (Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior), Roberto Gianetti da Fonseca, defendeu a desvalorização do real entre 5% e 10% nos próximos dois anos para que as empresas de exportação recuperem a "competitividade perdida" nos últimos anos.
Ele fez previsões pessimistas para a balança comercial brasileira, caso o governo não tome medidas para estimular as exportações.
Gianetti participou ontem em Belo Horizonte do seminário "Como Provocar Salto nas Exportações", promovido pela Câmara Internacional de Comércio do Brasil.
O presidente da consultoria MGDK, Edson Vaz Musa, que também é ex-presidente da Rhodia, sugeriu a criação de um mix empresarial formado por uma grande empresa rodeada de pequenas e médias para alavancar as exportações. Segundo ele, o Custo Brasil, é um dos fatores que prejudicam a competitividade. Citou como exemplo, o custo da mão-de-obra que, em alguns casos, chega a ser mais de dez vezes maior ao do Sudeste Asiático.

Texto Anterior: Vale exporta US$ 1,43 bilhão até setembro deste ano
Próximo Texto: Efeito negativo dos juros será maior do que em 1995, diz CNI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.