São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ladies" ensinam a ganhar nas Bolsas

JOSÉLIA AGUIAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O crash nas Bolsas de Valores pode ter abalado investidores de todo o mundo, mas não 14 senhoras de Beardstown, em Illinois (EUA).
Conhecidas por formar um dos clubes de investimento mais lucrativos do país, elas demonstram, diante da crise, a inabalável convicção de que Bolsa é "um negócio rentável desde o início do século".
Sexagenárias, a maioria, elas continuam fiéis ao princípio de que não se deve ter pressa para multiplicar o patrimônio com ações. O segredo, recomendam, é contabilizar a espera em anos -não em dias.
Com conselhos como esses, Ann Brewer, 60, e Betty Sinnock, 62, duas das "Beardstown Ladies", deram anteontem, no auditório da Folha, a receita que seguiram para ganhar dinheiro nas Bolsas.
As lições estão contidas no "Guia Prático de Investimentos das Beardstown Ladies", da editora Salamandra.
Se quer ampliar o patrimônio, dizem, "escolha boas companhias e invista sempre".
Para Ann e Betty, em época de baixa deve-se comprar "por preços favoráveis os papéis das boas companhias".
As "boas companhias" elas selecionam fazendo há 14 anos o que chamam de "dever de casa"-a análise criteriosa de empresas que devem crescer entre 10% e 15% ao ano. Os papéis são vendidos caso as empresas não apresentem mais o mesmo potencial.
Na última semana, em meio ao pânico e à perplexidade do mercado, as "Beardstown Ladies" atendiam a telefonemas de jornalistas em busca de um parecer do grupo.
Elas não só recebem pedidos de conselhos, como também propostas de casamento. Certa vez, o marido de uma das senhoras interceptou a carta de um admirador que queria "cuidar dela".
Para elas, investir -não especular- é uma boa oportunidade de se divertir e de trocar receitas em encontros mensais.

Texto Anterior: NY sobe 0,19%, mas Hong Kong cai 4,21%
Próximo Texto: Sérgio Motta lança "pager" de duas vias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.