São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
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Londres dá início a festival

LÚCIA NAGIB
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Tem início amanhã o 41º Festival de Cinema de Londres, o maior do mundo na categoria não-competitiva. Organizado anualmente pelo enorme complexo cinematográfico que é o BFI (British Film Institute), a edição deste ano traz quase 300 títulos, a serem exibidos ao longo de 17 dias em alguns dos melhores cinemas de Londres.
O principal trunfo do festival é servir como uma vitrine atualizada e bem organizada de tudo o que ocorre em termos de cinema no mundo. As estréias mundiais são muitas, distribuídas em mostras de filmes britânicos, europeus, norte-americanos, asiáticos, africanos e do restante do mundo.
Nesse leque democrático, em que quase todas as tendências têm vez, fica clara a ênfase dada ao cinema britânico, de um lado, e ao americano, de outro.
Têm respectivamente essa procedência as estréias mundiais que compõem as galas de abertura e encerramento. Amanhã à noite abre oficialmente o festival um filme inglês, "Keep the Aspidistra Flying", adaptação, dirigida por Robert Bierman ("O Beijo do Vampiro"), de um romance semi-autobiográfico escrito por George Orwell em 1936.
O filme traz ingredientes picantes sobre a máfia literária de Londres e o relacionamento sexual do casal de protagonistas (Richard Grant e Helena Bonham Carter), correspondendo a trechos do romance que tinham sido censurados na época de sua publicação.
No encerramento, haverá a estréia de "One Night Stand", filme americano do artista múltiplo Mike Figgis ("Despedida em Las Vegas"), que traz o galã negro Wesley Snipes contracenando com Nastassja Kinski.
Figgis, que além de cineasta é músico e escritor, vai apresentar um "masterclass" durante o festival, no qual, com a ajuda do público, irá redigir um pequeno roteiro e encená-lo com um grupo de atores famosos.
O Brasil tem presença apenas discreta no festival, na mostra "World Cinema", com os já nossos conhecidos "O que É isso Companheiro" (ou "Four Days in September", em inglês), de Bruno Barreto, e "A Ostra e o Vento", de Walter Lima Jr.

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