São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo documenta missão ao NE

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O vídeo "Mário de Andrade e os Primeiros Filmes Etnográficos" traz imagens da "Missão de Pesquisas Folclóricas", organizada pelo escritor, em 1938, durante sua gestão no Departamento de Cultura de São Paulo.
É um dos primeiros documentários cinematográficos sobre as manifestações folclóricas do Norte e Nordeste do país.
São mais de 15 trechos de festas e danças filmadas e fotografadas pelo folclorista e arquiteto Luís Saia, em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará.
Técnicos gravaram cerca de 22 horas de música em um disco de acetato, com base de alumínio, sulcado por uma agulha de diamante.
As manifestações populares contidas no vídeo de 25 minutos seguem basicamente o roteiro da viagem de Mário de Andrade ao Norte e Nordeste, em 1928.
Na época, ele se limitou a fotografar e fazer anotações, publicadas depois em obras como "Danças Dramáticas do Brasil" e "Música de Feitiçaria no Brasil" (1929).
Aí está a importância da expedição que o escritor concebeu. Ela reflete seu pensamento visionário. Mário criou um comício cultural ao convocar dezenas de especialistas nos mais diversos assuntos para trabalhar no departamento.
O vídeo é uma jóia preciosa. Vale ouvir as construções sonoras do coco, dança dos pobres, em que as mãos são usadas para marcar o ritmo na ausência de instrumentos.
Também os textos e a coreografia do catimbó, culto religioso popular, que reúne elementos da feitiçaria, catolicismo e espiritismo. Os participantes da dança do toré estão envoltos por sincretismos do candomblé e rituais indígenas.
Saia não fez malabarismos cinematográficos. Mostra as sequências movimentadas com a câmera sobre um tripé, permitindo que o espectador se detenha no cenário e nas atividades dos participantes.

Vídeo: Mário de Andrade e os Primeiros Filmes Etnográficos
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 011/277-3611)
Quando: hoje, às 17h, 17h30 e 18h
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Mostra traz viagens de Mário de Andrade
Próximo Texto: Veja a programação de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.