São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esculturas ocupam espaço na Paulista

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo ainda não é nenhuma Nova York, mas a av. Paulista, que já levava um jeito de metrópole norte-americana, está ainda mais parecida com a Park avenue. Mas só de hoje até o dia 30, período da mostra " Diversidade da Escultura Contemporânea Brasileira", organizada pelo Instituto Cultural Itaú.
A curadoria é de Ricardo Ribenboim, diretor do instituto, que seguiu dois critérios de seleção. O primeiro foi o pedido do Ministério da Cultura para que a mostra refletisse uma gama variada de Estados brasileiros. O segundo foi que essa variedade ficasse evidente no uso dos materiais e no confronto com a obra. "Procuramos artistas em que se percebe a clareza de um enunciado", disse Ribenboim.
Foram selecionados 19 artistas, que se colocarão ao lado de outros 17 que já possuem obras ao longo da Paulista (veja a localização e conheça alguns dos trabalhos no quadro à direita). A mostra será inaugurada oficialmente ao meio-dia, com uma performance concebida por Tunga.
Depois de finalizada a mostra, as obras serão reinstaladas em espaços públicos, como o jardim de esculturas do MAM, no parque Ibirapuera. As obras de Franz Krajcberg e Shirley Paes Leme, realizadas em madeira, deverão ir para espaços internos.
O Instituto Cultural Itaú promove também hoje, às 15h30, em sua sala Azul, um debate sobre arte em espaços públicos, com a presença dos curadores Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Sônia Salzstein e Nelson Brissac, dos artistas Waltercio Caldas e Carlos Fajardo e do ensaísta Celso Favaretto. A entrada é franca.
Na próxima semana, o instituto vai abrigar encontros de alguns dos artistas com o público. Os encontros começam no dia 13, com Regina Silveira. Também estão previstas conversas com Nuno Ramos (dia 14), Angelo Venosa (dia 18) e Carlos Fajardo (dia 27).

Mostra: Diversidade da Escultura Contemporânea Brasileira
Onde: ao longo da av. Paulista
Vernissage: hoje, às 12h, com uma performance de Tunga e a participação de cem pessoas, próximo ao hospital Santa Catarina
Quando: de hoje ao dia 30

Mostra: Tridimensionalidade na Arte Brasileira do Século 20 (obras de 66 artistas) Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, tel. 011/238-1700, Cerqueira César)
Vernissage: hoje, às 13h (apenas para convidados)
Quando: de terça a sexta, das 10h às 21h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h. Até 14 de dezembro

Texto Anterior: Veja a programação de hoje
Próximo Texto: Tunga abre evento com performance
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.