São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas para aplicação de efeitos

"Gostaria de utilizar um scanner para obter imagens e aplicar alguns efeitos como ampliação ou redução para usar com o 'Word'. Existem livros que ensinem o passo a passo? Tenho um Pentium de 133 MHz, com 32 Mbytes de RAM, um scanner de 4.800 dpi e o programa de desenhos 'CorelDraw! 7.0', além de uma impressora colorida."
Agostinho Ramos da Silva
(Ponta Grossa - PR)
Resposta
Você vai precisar, além do scanner, de um programa que capture e trate as imagens. O programa de desenhos "CorelDraw! 7" é adequado para essas tarefas, inclusive porque tem efeitos de ampliação e redução, além de muitos outros.
Algumas editoras publicam séries de livros do tipo rápido e fácil. Essa é uma boa literatura não muito técnica. Procure em livrarias.
Os programas de tratamento de imagem são bastante "pesados" e exigem muito do micro. Uma outra opção é o "Photoshop".
Um processador mais potente e mais memória facilitarão bastante essa tarefa. Levando em consideração as diferenças de preço, pense na troca do chip e em mais memória. Procure escolher o topo de linha que o seu orçamento permite.
A maioria das placas principais aceita a troca do processador e bastará a reconfiguração de alguns conectores (jumpers) para o perfeito funcionamento do novo processador na sua placa atual. Siga as recomendações do fabricante, contidas no manual.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP, fax (011) 223-1644. E-mail:±informatica@uol.com.br

Texto Anterior: Como resolver problemas de GPF
Próximo Texto: Autópsia on line; Amyr Klink no ar; Aventura sem limite; Jingle e Cia; Terceira idade; Rock britânico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.