São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como resolver problemas de GPF

*"O meu computador, que tem apenas um ano de uso, está apresentando problemas que não consigo solucionar. Sempre que solicito um dos aplicativos 'Windows' ('Word' ou 'Excel'), ouço ruídos no interior do gabinete, e aparece na tela a mensagem: 'Erro no Aplicativo - GPF'. O que devo fazer para resolver o problema?"
José Soares de Souza
(Diadema - SP)
Resposta GPF é a sigla utilizada para expressar General Protection Fault, ou em português Falha geral de proteção. Esse erro ocorre com mais frequência nas versões 3.1 e 3.11 do "Windows", mas também acontece no "Windows 95".
No "Windows 95", podemos fechar apenas o programa com problemas na maioria das vezes. O erro de GPF ocorre quando dois programas tentam utilizar um mesmo trecho de memória que o "Windows" está controlando.
Nas versões 3.1 ou 3.11 do "Windows", quando o erro de GPF for no módulo DDEML.DLL, é relativamente fácil corrigi-lo.
Esse problema ocorre devido a uma falha de programação nesse módulo. A Microsoft tem um arquivo para corrigir essa falha.
O nome dele é WINDDE e pode ser obtido no BBS da própria empresa ou em disquete que é fornecido pela Microsoft.
Todos os softs que apresentarem problemas com o DDEML.DLL deixarão de incomodar.
O WINDDE deve ser executado no diretório do "Windows", que realiza todas as atualizações necessárias. O telefone da BBS Microsoft é (011) 872-4106. Como, no seu caso, o problema é no módulo GDI, fica então mais difícil consertar, pois as possibilidades são enormes. Outra alternativa é reinstalar o "Windows" e os programas. Como último recurso, mude de lugar os pentes de memória, pondo um pente no lugar do outro.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP, fax (011) 223-1644. E-mail:±informatica@uol.com.br

Texto Anterior: Navegar na Internet fora do ar dá certo e sai mais barato
Próximo Texto: Dicas para aplicação de efeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.