São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrutura nuclear está destruída

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Hans Blix, afirma ter certeza de que o programa nuclear iraquiano está totalmente desativado.
Após seis anos de inspeções no Iraque, a AIEA acredita ter conseguido destruir a infra-estrutura nuclear montada pelo presidente Saddam Hussein. Mas, por motivos políticos, Blix se recusa a dar como acabada sua missão.
"Não direi a vocês: missão cumprida", afirmou o diretor da AIEA. "Cabe ao Conselho de Segurança da ONU a decisão política de fazer este anúncio."
No Conselho de Segurança, Estados Unidos e Reino Unido pedem mais provas da inexistência de tecnologia nuclear no país. França, Rússia e China têm interesses econômicos e querem que seja levantado o embargo comercial.
O diretor da AIEA disse, porém, que não pode garantir que o Iraque não volte a produzir armas nucleares. "Os engenheiros continuam lá, assim como os cientistas e os programas de computador."

Texto Anterior: Crise aproxima França e Rússia
Próximo Texto: Árabes pedem que Iraque ceda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.