São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça marca eleições para maio de 98

DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça Eleitoral do Paraguai anunciou ontem que as eleições presidenciais acontecerão em 10 de maio de 1998 e fixou um prazo de 120 dias para que os partidos definam os seus candidatos.
A convocação acontece num momento de crise política no país, devido à briga entre o presidente paraguaio, Juan Carlos Wasmosy, e o ex-chefe do Exército Lino César Oviedo, ambos do Partido Colorado, há 50 anos no poder.
Na semana passada, Wasmosy declarou Oviedo como "fora da lei" por resistir a uma ordem de prisão disciplinar.
A prisão foi ordenada pelo presidente, em sua condição de comandante-em-chefe das Forças Armadas, por causa de declarações de Oviedo consideradas ofensivas contra o governo.
Oviedo, que também está sendo processado por liderar uma tentativa fracassada de golpe em 96, acusou Wasmosy de corrupção e covardia. O ex-chefe do Exército está foragido há uma semana. Segundo seus assessores, ele estaria em algum lugar na fronteira entre o Paraguai e o Brasil.
A disputa entre Oviedo e Wasmosy revela uma divisão dentro do Partido Colorado. Nas prévias para a escolha do candidato a presidente, realizadas em setembro último, Oviedo derrotou o candidato de Wasmosy, Carlos Facetti.

Texto Anterior: Classificado inteligente
Próximo Texto: Tufão Linda mata ao menos 120 no Vietnã; África tem piores enchentes em 40 anos; Negros e mulheres perdem ação nos EUA; EUA compram 14 caças pretendidos pelo Irã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.