São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dose pequena de álcool causa dano ao feto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O consumo moderado de álcool durante a gravidez pode colocar em risco o desenvolvimento neurológico do feto, segundo estudo realizado com fêmeas de macacos por Mary Schneider, da Universidade de Wisconsin (EUA).
"Apesar de realizado com macacos Rhesus, os resultados podem ser extrapolados para mulheres", disse Edward Riley, da Universidade Estadual de San Diego.
O corpo desses primatas reage ao álcool de maneira similar ao corpo humano. Além disso, eles compartilham com o homem 90% dos genes que determinam o desenvolvimento do cérebro.
Schneider deu para as fêmeas grávidas um ou dois drinques em média por dia. Analisando os filhotes semanalmente após o nascimento, a cientista verificou que eles apresentavam problemas de atenção e controle muscular.
Os cientistas já sabiam que o consumo excessivo de álcool na gravidez pode causar retardo mental, hiperatividade, baixo peso ao nascer e crescimento lento.

Texto Anterior: Mir apresenta vazamento de ar em módulo
Próximo Texto: Anel de raios gama cerca Via Láctea, afirma equipe da Nasa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.