São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Anel de raios gama cerca Via Láctea, afirma equipe da Nasa

DA "REUTERS"

A descoberta de um círculo de raios gama em torno da Via Láctea, galáxia onde está o Sistema Solar, foi anunciada ontem no encontro da Sociedade Astronômica Americana, no Colorado (EUA).
O anel foi mapeado pelo Observatório Compton de Raios Gama, um satélite da Nasa (agência espacial dos EUA), que vasculha o Universo usando raios gama.
Os raios gama são fótons (partículas que compõem a luz), com energia bilhões de vezes maior que a de um fóton da luz visível, e que emitem radiação.
O estudo desse círculo de raios gama pode dar aos astrônomos pistas sobre o nascimento de galáxias ou a morte de estrelas.
O físico Dave Dixon, um dos descobridores, disse que o círculo encontrado pode ter milhares de anos-luz de espessura e pode se estender ao redor de toda a Via Láctea. Um ano-luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros.
Além de Dixon, da Universidade da Califórnia, participaram da descoberta outros pesquisadores vinculados à Nasa, como Dieter Hartmann, da Universidade Clemson, na Carolina do Sul, e Eric Kolaczyk, da Universidade de Chicago, em Illinois.

Texto Anterior: Dose pequena de álcool causa dano ao feto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.