São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta nega existência de esquema de corrupção

MAURÍCIO RUDNER HUERTAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Celso Pitta disse ontem que as denúncias sobre o esquema de corrupção nas regionais devem ser apuradas "até as últimas consequências".
Apesar disso, Pitta entende que existe um "fundo político" na publicação da reportagem.
(MRH)
*
Pergunta - Há indícios de uma corrupção generalizada em São Paulo, com ramificações em gabinetes da Câmara Municipal. O sr. acredita nisso?
Pitta - Não, primeiro a sua colocação é errada. A corrupção não é generalizada na administração municipal. Determinamos que a Secretaria das Administrações Regionais abrisse uma investigação através de uma comissão especial para apurar todas as denúncias apontadas, inclusive identificando os funcionários envolvidos. Eu ressalto que os servidores municipais da prefeitura constituem uma classe honrada e que, naturalmente, poderá haver exceções a essa regra. Mas essas exceções, esses maus servidores, estão sendo devidamente tratados com o rigor da lei e serão afastados.
Pergunta - Como o senhor explica o envolvimento de vereadores?
Pitta - Novamente há uma tentativa de estabelecer um clima de intriga entre o Executivo e a Câmara Municipal, clima esse que não existe. E tudo isso, naturalmente, antecede um momento de votação, quer do Orçamento de 98, quer da eleição da presidência da Câmara para o ano que vem, dando por isso um pano de fundo de caráter político a todas essas considerações. De qualquer forma, o nosso entendimento com a Câmara se mantém num alto nível.
Pergunta - O sr. diz que há interesses políticos nessas denúncias?
Pitta - Eu acho que não ouviram o que eu falei, ou se ouviram, não entenderam. Eu disse e repito que isso tudo antecede um período de votação, tanto do Orçamento quanto da presidência da Câmara, dando portanto um pano de fundo político a esse tipo de situação.
Pergunta - Então o sr. não acredita na participação dos vereadores?
Pitta - Eu afirmo que qualquer envolvimento de servidores da prefeitura em qualquer esquema de corrupção será apurado com todo o rigor que manda a lei. E acredito que, no que diga respeito à Câmara Municipal, o próprio Poder Legislativo vai tomar as providências cabíveis.
Pergunta - No início da sua gestão o sr. tentou desvincular as regionais dos vereadores. Qual o motivo dessa tentativa e por que o senhor desistiu?
Pitta - Outra retificação, também. O que nós colocamos no início e vem ocorrendo nesse exato momento é que os vereadores têm o legítimo interesse e talvez situação (sic) para fazer indicações para as administrações regionais, desde que preencham três condições básicas: honestidade, competência e interesse público.
Pergunta - O sr. está plenamente satisfeito com os seus 27 administradores e com o secretário das Administrações Regionais?
Pitta - Sim, caso contrário eles já teriam sido afastado

Texto Anterior: Promotor pede inquérito
Próximo Texto: Recolhimento de propina continua normalmente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.