São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-secretário aprova idéia

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-secretário nacional de Vigilância Sanitária, Elisaldo Carlini, disse ontem ser "extremamente necessária" a regulamentação da importação e da venda de esteróides anabolizantes no Brasil.
O ex-secretário admitiu que o Ministério da Saúde não é obrigado a acatar a decisão do Confen, mas disse que "a palavra do conselho deveria ser ouvida".
O controle, no entanto, deve envolver um segundo problema em relação aos anabolizantes: os medicamentos de uso veterinário.
Segundo Carlini, o uso de anabolizantes no gado de corte é polêmico, defendido por alguns criadores e condenado por alguns órgãos dentro da administração federal.
"O Ministério da Saúde não pode fazer uma coisa sem mexer na outra", diz.
Para o ex-secretário, a primeira coisa que o Ministério da Saúde deveria fazer é uma listagem dos produtos produzidos e importados legalmente no Brasil, para regular ao menos esses medicamentos.
"O problema é que o sistema utilizado pelo ministério para esse cadastramento não funciona."
Uma segunda medida deveria ser o controle rigoroso sobre portos, aeroportos e fronteiras para impedir o contrabando desse tipo de substância.
(RV)

Texto Anterior: Confen vota hoje controle de anabolizante
Próximo Texto: Ocupantes de avião são encontrados no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.