São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aniversário da Revolução Russa pode inspirar os examinadores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Amanhã são comemorados os 80 anos da Revolução Russa. A data pode inspirar questões de vestibular, dizem os professores de história Cinília Gisondi Omaki, do Colégio Bandeirantes, e Clóvis Pereira dos Santos, do Curso Universitário.
Em 1916, a Rússia experimentava o caos e o regime czarista vivia seus últimos dias. Os camponeses tinham de pagar pesados impostos, havia escassez de terras e de alimentos e empobrecimento da população.
Em fevereiro de 1917, março nos calendários ocidentais, o regime do czar foi substituído por um governo provisório. Paralelamente, foram sendo criados inúmeros sovietes (conselhos de trabalhadores).
Em novembro de 1917 (outubro no calendário russo de então), os bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin, tomaram o poder e realizaram várias medidas, como: reforma agrária, fim da propriedade privada e a adoção do regime de autogestão operária.

Texto Anterior: Como conciliar colégio e vestibular e passar nos dois
Próximo Texto: Getúlio Vargas foi 'pai' dos pobres e dos ricos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.