São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet reúne órfãos do autor

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REDAÇÃO

A Ilustrada publica até amanhã reportagem-ensaio da revista "Esquire" sobre o escritor J.D. Salinger, autor de "O Apanhador no Campo de Centeio", que, depois de 34 anos sem publicar nem uma linha, volta às livrarias em dezembro com "Hapworth 16, 1924".
O repórter Ron Rosenbaum, que demorou cinco meses para fazer seu texto sobre o escritor, se questiona sobre o que diria a Salinger se tivesse a "chance de se comunicar com o estranho, silencioso, espiritualizado artista que se esconde atrás da muralha".
Muitos já o tentaram fazer sem sucesso, em grande parte atraídos por uma frase de Holden Caulfield, personagem de "O Apanhador...", que expressa: "Bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor, para se poder telefonar para ele toda a vez que der vontade".
O escritor Chris Kubica é um deles. Ele organizou no endereço http://members.aol.com/jdsletters/index.html a página "Letters to J.D. Salinger", em que pretende organizar a publicação de um livro com cartas de "órfãos do autor".
Kubica já recebeu, em sua extensa lista de colaborações, textos de escritores como Jim Harrison.
(CEM)

Texto Anterior: O que dizer à última pessoa privada do país?
Próximo Texto: Duran Duran renega os anos 80 e deve vir ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.