São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997 |
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SP prepara tecnologia de 'emissão zero'
JOÃO BATISTA NATALI
A tecnologia a ser empregada nesses ônibus é parecida com a que foi apresentada em outubro nos Estados Unidos por um grupo de pesquisadores da empresa ADL (Arthur D. Little), de Boston. A empresa anunciou ter operado pela primeira vez um motor elétrico para automóveis em que a bateria é acionada por hidrogênio obtido da gasolina. As vantagens desse motor estão na economia (40 km com um litro de gasolina), na redução da poluição em 95% e na possibilidade de reabastecer na rede de postos já existente. A construção desse protótipo era previsível em razão de programas desenvolvidos nos Estados Unidos, Japão, Europa (e também no Brasil), para obter um automóvel não-poluente. As dificuldades estavam na necessidade de superar a autonomia reduzida (em média 100 km) das baterias recarregáveis. O novo veículo não estará disponível de imediato. A ADL, que é uma das quatro parceiras do projeto, afirma que o carro experimental estará rodando em cinco anos, e a produção em série poderá começar em cerca de dez. Em São Paulo, o gerente da Divisão de Tecnologia da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Luis Alberto Amoroso, diz ser antiga a tecnologia que permite a obtenção de eletricidade a partir de células combustíveis alimentadas por hidrogênio. Mas ela é por enquanto economicamente inviável. Um exemplo é dado por Ennio Peres da Silva, professor do Instituto de Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e chefe, naquela universidade, do Laboratório de Hidrogênio. Ele e sua equipe estão empenhados desde 1992 na construção de um protótipo de veículo chamado Vega, consorciados a um órgão oficial espanhol, o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial. Um dos fabricantes de célula combustível pediu US$ 15 mil pelos componentes para um motor de 3 kW. Para acionar um carro pequeno nacional, como o Ka ou o Corsa, é preciso dez vezes mais do que isso, diz Peres da Silva. Próximo Texto: Projeto envolve 4 instituições Índice |
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