São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil prepara concurso para escolher o seu 1º astronauta

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de brasileiros, possivelmente quatro, deverá ser escolhido por concurso para o treinamento de astronautas dos EUA. Desses, só um deverá ser enviado para a Estação Internacional Espacial (ISS), a ser construída a partir de junho de 1998.
O candidato selecionado para a missão deverá ser o primeiro astronauta brasileiro. A data do concurso público e os critérios de seleção ainda não foram definidos. Mas o treinamento está previsto para começar em agosto de 1998, segundo o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais).
A participação do Brasil no programa da ISS foi estabelecida após negociações entre a Agência Espacial Brasileira, o Inpe e a Nasa (agência espacial dos EUA) no segundo semestre deste ano.
Segundo Petrônio Noronha de Souza, chefe da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do Inpe, ainda não há pré-requisitos definidos para a seleção.
Mas, afirma ele, o perfil médio de um possível astronauta é o de alguém com curso superior na área de ciências. "Não precisa necessariamente ser um engenheiro ou um piloto. Hoje, já não há um perfil específico para ser astronauta."
Ele citou ainda o exemplo de uma professora primária, que participou de uma missão espacial dos Estados Unidos. O concurso, no entanto, deverá seguir as normas da Nasa, já que os brasileiros serão treinados na agência dos EUA.
Segundo o acordo com a Nasa, o brasileiro selecionado deverá ser enviado ao espaço por um período de três meses, a qualquer momento nos próximos dez anos. O Brasil está encarregado de fornecer seis equipamentos para a ISS, ao custo total de US$ 120 milhões.
O país ganha com isso, além da vaga na equipe de astronautas dos EUA, o direito de realizar experiências científicas na estação espacial, uma cota de uso da área e dos serviços da ISS, e a vantagem de poder transportar equipamentos para a estação.
A ISS é um projeto de cerca de US$ 40 bilhões com a participação de 16 países do mundo. Ela deverá ficar pronta em cerca de três ou quatro anos. A estação terá um volume interno pressurizado de cerca de 1.300 m3, equivalente a duas cabines de um avião Boeing-747.

Saiba mais sobre a Estação Espacial Internacional pelo endereço http://station.nasa.gov/

Texto Anterior: Projeto envolve 4 instituições
Próximo Texto: Charles melhora sua imagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.