São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Aproveitando o crash; Verbas primeiro; Lista negra; De raposa para raposa; Oposição interna; Me engana que eu gosto; Classe econômica; União de A a Z; Cobrança legal; Um dia a casa cai; Melhora involuntária; Só falta combinar; Homenagem póstuma; Ah, bom; Divisão do trabalho; Versão oficial

DE RAPOSA PARA RAPOSA

Aproveitando o crash
FHC terá dificuldades para reformar o ministério na data desejada, dezembro, e para colocar técnicos no lugar dos ministros que sairão para disputar eleição. PFL e PMDB querem trocar em abril e pôr políticos nos cargos.

Verbas primeiro
A votação de ontem da reforma administrativa deixou claro para o governo que custará caro sustentar o projeto no plenário. Ao contrário do que diziam os líderes, vários deputados estavam em Brasília e não foram à comissão porque não quiseram.

Lista negra
Para votar a redação final do 1º turno da reforma administrativa, o governo montou operação de guerra. Localizado, o deputado era convidado a ir votar. Se discordava, era substituído.

Oposição interna
O Conselho Nacional de Saúde aprovou por 17 votos a 2 uma moção de apoio ao projeto que autoriza a rede SUS a fazer os abortos legais. O mesmo que foi condenado pelo ministro espírita Carlos Albuquerque (Saúde).

Me engana que eu gosto
O PSDB também pediu reunião com FHC. Para dizer que não quer mais ser tratado como o partido da casa. E que prefere relação institucional, a ser preterido em todas as divididas.

Classe econômica
Exemplo de discriminação na liberação das emendas levado ao Planalto: José Aldemir (PB), que trocou o PMDB pelo PSB, já garantiu parte de sua cota. O governista Gilvan Freire (PB) continua governista, está zerado.

União de A a Z
ACM (PFL), Maluf (PPB), Antonio Britto (PMDB) e Marcello Alencar (PSDB) devem se reunir no dia 15. Confirmaram presença no casamento da filha do publicitário Duda Mendonça, em Salvador. Lula (PT) foi convidado, mas ainda não respondeu.

Cobrança legal
Os prefeitos paulistas estão em pé de guerra com a secretária da Educação, Rose Neubauer, que pediu à Procuradoria Geral do Estado que cobre dos municípios gastos de 15% do orçamento com o ensino fundamental. Quase nenhum cumpre a meta.

Um dia a casa cai
Aumentou mais a tensão entre os tucanos paulistas e FHC. Ontem, Covas discursou como vítima, dizendo que fazia tudo pelo Planalto e que recebia um acordo com Maluf em troca. A mensagem chegou ao presidente.

Melhora involuntária
Com a alta dos juros, os governadores começam a achar que os termos da renegociação das dívidas estaduais não foram tão duros. Pagarão juros de cerca de 13% ao ano em valores atuais. O custo do dinheiro para o governo federal já ultrapassa os 30%.

Só falta combinar
A estratégia da ala governista do PMDB para a reunião do Conselho Político na quarta é deixar Paes de Andrade como presidente-interino. E trabalhar para que Sarney e Itamar pulem no barco de FHC. E, aí, tentar tirar Paes em definitivo do cargo.

Homenagem póstuma
O Prêmio Nacional de Direitos Humanos deste ano deve ir para Betinho, que morreu em agosto.

Ah, bom
Sarney decepcionou o PC do B, ontem, em reunião na casa de Paes de Andrade (CE). Disse que continua defendendo a candidatura própria do PMDB, mas que apoiará FHC se o partido assim decidir. "Não sou dissidente."

Divisão do trabalho
Papel reservado ao senador Gilberto Miranda (AM) no jantar que reuniu ACM, Maluf e políticos do PFL e do PPB anteontem em Brasília: levar vinho francês para 12 pessoas.

Versão oficial
Montoro Filho, secretário de Planejamento de São Paulo, nega que tenha defendido o adiamento da privatização da CPFL.

TIROTEIO
- Maluf deve ter ficado em frangalhos por ter feito a previsão de que a CPFL seria vendida na bacia das almas, bem ao estilo dos catastrofistas de plantão.

Próximo Texto: Origem comum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.