São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado quer adiar a convenção do PT

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado federal João Paulo Cunha, ex-presidente do diretório do PT paulista, está propondo o adiamento da convenção do partido marcada para dezembro. É a convenção que teoricamente decidirá sobre a candidatura da legenda à Presidência da República.
Cunha, integrante do grupo de Lula e José Dirceu, argumenta que 13 e 14 dezembro, os dias reservados para a convenção, não asseguram impacto de mídia caso a candidatura seja definida, já que o período coincide com as festas de final de ano.
Além disso, Cunha entende que nenhuma candidatura crescerá até março, mês que sugere para a convenção. "Ninguém sabe também a duração da crise econômica e em março tudo estará mais claro."
Cunha é contra o lançamento da candidatura de Lula, "no quadro atual", por temer os efeitos de uma possível nova derrota do líder petista. O deputado, no entanto, declarou que sua proposta não objetiva inviabilizar a participação de Lula na corrida eleitoral.
A proposta de Cunha deve enfrentar a oposição de parte da "esquerda" do PT, que pede um sim urgente de Lula à candidatura.
O deputado federal José Genoino (SP), um dos líderes do grupo que dirige o PT, disse que concorda, em tese, com a idéia de Cunha, desde que a mudança seja consensual entre as alas do partido.
Cunha vai enviar a proposta à Executiva do PT. Só o Diretório Nacional pode adiar a convenção. A próxima reunião do diretório está marcada para os dias 29 e 30 de novembro.

Texto Anterior: Petistas do Rio podem deixar sigla
Próximo Texto: Peemedebista quer apoio do PC do B
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.