São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peemedebista quer apoio do PC do B

Não-governistas discutem coalizão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Líderes não-governistas do PMDB estão discutindo a formação de uma aliança de centro-esquerda para a campanha presidencial, mas exigem que o candidato seja do partido.
A ala governista, liderada pelo presidente da Câmara, Michel Temer (SP), apóia FHC.
A possível aliança foi discutida ontem em reunião na casa do presidente do PMDB, Paes de Andrade, por iniciativa do líder do PC do B na Câmara, Aldo Arantes (GO).
"A esquerda sozinha não é suficiente para ganhar a eleição", disse Arantes, defendendo a aliança.
O presidente do PMDB gostou da idéia. "Essa aliança deve ser ampla, não só das esquerdas", afirmou. Não foram discutidos nomes de candidatos.
Participaram da reunião os senadores José Sarney (MA) e Roberto Requião (PR), ambos candidatos a candidato. Dos presidenciáveis do partido, só faltou Itamar Franco.
Requião disse que a idéia é que haja uma aliança de "centro-esquerda, não esquerda-centro. E centro-esquerda passa por uma candidatura peemedebista com apoio dos partidos de esquerda".
Aldo Arantes afirmou que o encontro não significava um compromisso com eventual candidatura do PMDB.
Ele disse que, se o PMDB tiver um candidato e os partidos de esquerda tiverem outro, o PC do B ficará na coligação de esquerda.
Paes de Andrade disse que pretende conversar sobre a aliança de centro-esquerda também com Leonel Brizola, presidente de honra do PDT, Miguel Arraes, presidente do PSB, e Luiz Inácio Lula da Silva, possível candidato do PT.
O presidente do PMDB disse que o encontro entre seu partido e o PC do B não estava ligado ao apoio do ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf a FHC. "Estamos fazendo esse contato há mais de um ano", disse o deputado.
Aldo Arantes afirmou que a reunião foi acertada anteontem, dia em que Maluf anunciou o apoio à reeleição de Fernando Henrique Cardoso.

Texto Anterior: Deputado quer adiar a convenção do PT
Próximo Texto: TJ mantém bloqueio de bens de Pitta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.