São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baianos resgatam raízes de seu repertório

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), de Salvador, apresenta-se hoje e amanhã no Memorial da América Latina, dentro da programação do Encontro da Cultura Brasileira, evento organizado pelo Ministério da Cultura.
Comemorando os 150 anos de nascimento de Castro Alves, o BTCA está resgatando uma das peças mais antigas de seu repertório: "Sonhos de Castro Alves", do coreógrafo Victor Navarro, com música de Egberto Gismonti.
Criada em 1982, um ano após a fundação do BTCA, "Sonhos de Castro Alves" foi idealizada por Antonio Carlos Cardoso, diretor artístico do grupo, após a leitura do livro "ABC de Castro Alves", de Jorge Amado.
A produção que o BTCA traz agora a São Paulo é uma remontagem feita em 1988, que conservou a coreografia original, mas que teve novas concepções de cenário, iluminação e figurino, além de pequena alteração na trilha sonora, que ganhou de Gismonti novas versões para os temas "Amores do Poeta" e "Eugênia".
Nos espetáculos de hoje e amanhã, o BTCA também dança "O Eterno Silêncio do Começo", de Simonne Rorato, bailarina e coreógrafa de Porto Alegre.
Embora o BTCA esteja se apresentado mais no exterior do que no Brasil, Cardoso afirma que, em 1998, o grupo se concentrará na criação de novas coreografias.
"É mais caro realizar turnês no Brasil do que na Europa", comenta Cardoso. "Mas, no próximo ano, a companhia deve somar patrocínios privados à subvenção que recebe da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o que nos permitirá acrescentar novas peças de nosso repertório."

Espetáculo: Balé do Teatro Castro Alves
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Onde: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664; tel. 011/823-9721)
Quanto: R$ 2

Texto Anterior: Meliá reúne obras de Otake e ritual de chá
Próximo Texto: 'Espumas Flutuantes' presta tributo à poesia de Castro Alves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.