São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que são títulos

Título - No mundo econômico e financeiro, é todo documento que certifica direito de propriedade sobre um valor ou um bem.

Título comercial - Dá o direito, a quem o detém, de receber em moeda corrente e em determinada data os valores nele anotados. É o caso de duplicatas e notas promissórias.

Título de renda - Dá o direito, a quem adquiriu esse tipo de título, a receber rendimentos ou juros por eles produzidos. Exemplo: títulos da dívida pública, certificados bancários, debêntures e ações.

Título da renda fixa - Dá o direito ao recebimento de juros, que podem ser prefixados (valor de resgate previamente definido) ou pós-fixados (juro fixo mais a variação de um índice de preços, do dólar etc.).

Título privado - Emitido por empresas ou instituições financeiras privadas ou mesmo controladas por Estados (caso das caixas econômicas e do Banco do Brasil).

CDB - Certificado de Depósito Bancário, emitido por instituições financeiras para captar dinheiro junto ao público e fazer empréstimos. Quem compra CDB recebe juros prefixados ou pós-fixados.

Título da dívida pública - Também conhecido como título público, é emitido pelos governos federal, estaduais ou municipais. Permite financiar rombos nos orçamentos públicos.

Título público prefixado - Paga juros prefixados e tem prazos de até dois anos. Os principais atualmente são o BBC (Bônus do Banco Central) e a LTN (Letra do Tesouro Nacional).

Títulos cambiais - Emitidos só pelo governo federal, pagam um juro previamente definido mais a variação cambial futura, até o vencimento. Têm prazos de resgate entre 24 e 60 meses. São adquiridos por instituições que querem fazer "hedge" (proteção) contra variações do dólar. Os principais são NBC-E (Notas do Banco Central, série E) e NTN-D (Notas do Tesouro Nacional, série D).

Texto Anterior: Entenda os leilões de dólares
Próximo Texto: Fluxo é negativo em US$ 10 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.