São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Arena x MDB; Reação em curso; Efeito Orloff; Humor tucano; Fora do tom; Saída de emergência; Comendo pelas bordas; Senhoras de Santana; Factóides; Não pode vacilar; Boa coisa não é; O Ateneu; Mercado paralelo; Jogo matreiro; Torcida pefelista; Gritaria tucana

Arena x MDB
As cúpulas de PFL e PPB fecharam acordo para jogar juntos no maior número possível de Estados em 98 contra PSDB e PMDB. Querem formar chapas para os governos e se associar para obter as melhores bancadas de deputados federais e estaduais.

Reação em curso
O peemedebista Jader Barbalho (PA) procurou o presidente do PSDB, Teotonio Vilela Filho, e perguntou se ele não estava vendo o óbvio: uma associação entre o PFL e PPB para tirar espaço de PSDB e PMDB na aliança em torno da reeleição de FHC.

Efeito Orloff
A mais de um interlocutor, FHC mostrou desconforto com a visita de Menem ao Brasil em um momento de outra crise nas Bolsas. E tudo o que o brasileiro não quer é ser associado ao vizinho, que acabou de sofrer uma grande derrota eleitoral.

Humor tucano
No PSDB, o entendimento entre FHC e Maluf ganhou o apelido de acordo "cara-tapa". Os tucanos entrariam com a cara; e os malufistas, com o tapa.

Fora do tom
Zé Dirceu não gostou nem um pouco de Aloizio Mercadante ter dito, em reunião do PT, que defender a desvalorização cambial agora é "irresponsabilidade". Dirceu e outros economistas do PT têm pregado a medida.

Saída de emergência
Cálculo político do entendimento Maluf-ACM: ambos querem ter para onde correr no caso de ocorrer alguma catástrofe no percurso reeleitoral de FHC. Hoje, eles acham esse cenário remoto. Amanhã é outro dia.

Comendo pelas bordas
Os jornais da região do Vale do Paraíba (SP) nunca receberam tanta informação sobre as atividades do vice-governador, Geraldo Alckimin (PSDB), que é da região e sonha disputar a sucessão de Mário Covas em 98.

Senhoras de Santana
A cruzada de Marta Suplicy (PT) pelo controle social dos programas de TV pode não dar em nada. Mas deve reduzir sua rejeição entre os conservadores, que não lhe perdoam a defesa do direito ao aborto e da união gay.

Factóides
O Planalto avalia que a convenção do PPB, na terça, e a reunião do Conselho Político do PMDB, na quarta, para acertar apoio à reeleição de FHC, diminuirão as resistências à aprovação da reforma administrativa.

Não pode vacilar
FHC antecipou o retorno da viagem à Colômbia para mostrar que tem as rédeas do país. Candidato à reeleição, investe na imagem de que é o único capaz de evitar a morte do Real.

Boa coisa não é
O PT encomendou uma pesquisa sobre a imagem que os paulistas têm do partido. Já recebeu os resultados, que estão trancados a sete chaves.

O Ateneu
Uma brincadeira que o ministro Sérgio Motta (Comunicações) costuma fazer sobre seminaristas é uma das coisas que mais contrariam Clóvis Carvalho (Casa Civil), que frequentou o seminário durante um tempo.

Mercado paralelo
Os nove governadores do PMDB já acertaram apoio a FHC em 98. Avisado, Paes de Andrade (CE) começa a se render à evidência de que está ficando só. Até já liberou aliados a conversar sobre eventual composição.

Jogo matreiro
Governistas do PMDB preferiam que a decisão de apoio a FHC fosse tomada com Paes na presidência. Ele a receberia como uma indicação à convenção, que marcaria para junho.

Torcida pefelista
FHC é simpático ao projeto que obriga os governadores a usar 75% da arrecadação das privatizações para abater dívida.

Gritaria tucana
Apesar de usar as privatizações para abater dívidas, Covas lembra que o PFL só defende a proposta de obrigar governadores a seguir o mesmo rumo porque a Bahia de ACM vendeu a Coelba.

TIROTEIO
De Miguel Rossetto (PT-RS), sobre a redação final da reforma administrativa tirar o Regime Jurídico Único dos servidores, que a oposição julgava ter mantido na votação em 1º turno:
- Após esse golpe, o deputado Moreira Franco transformou a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 173 em PEC 171 (estelionato, no Código Penal).

Próximo Texto: Doido para fazer um favor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.