São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimentação saudável é solução

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A onda de se usar produtos "naturais" para garantir melhor desempenho em atividades físicas ou maior pique nas madrugadas de "ferveção" não é novidade.
Só nos nos últimos anos apareceram "modismos" como guaraná em pó, suco de açaí, cápsulas com aminoácidos etc. Os energéticos são agora a "bola da vez".
No entanto, segundo Antônio Herbert Lancha Júnior, nenhum estudo conseguiu provar até hoje que essas substâncias têm efeito.
Até mesmo os B-As (aminoácidos de cadeia ramificada), que poderiam, na teoria, entrar diretamente no ciclo que gera energia para as células musculares, parecem ter efeito bastante limitado.
Segundo Júlio Tirapegui, 80% a 90% da energia utilizada pelo corpo vêm de carboidratos (açúcar) e gorduras. Os aminoácidos (que compõem as proteínas) contribuem com 10% dessa energia.
Para Tirapegui, é muito difícil fazer com que aminoácidos ingeridos em excesso sejam transformados imediatamente em energia.
Outro erro comum é imaginar que os isotônicos (Gatorade, Marathon) conferem energia suplementar. Eles servem para reposição de líquidos e sais minerais perdidos durante exercício físico.
Uma alimentação variada e saudável parece ser a estratégia mais recomendada pelos especialistas para garantir suporte nutricional adequado para as atividades físicas e a diversão. Só casos especiais têm necessidade de suplementos (maratonistas, atletas etc.).
(JB)

Texto Anterior: Energéticos enganam e não dão mais pique
Próximo Texto: Bebida não é nenhuma maravilha, diz analista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.