São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aproveite para cuidar da saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

Bolsas em queda, choque de juros e vendas paradas. A cada notícia dessas, muitos homens de negócios sentem uma dorzinha no coração, com medo de um problema cardíaco.
"Vários executivos me ligaram na semana passada, preocupados com a saúde. É sinal da tensão", diz o clínico-geral Arnaldo Lichtenstein.
E por que não encarar, na vida pessoal, o crash das Bolsas como uma oportunidade ou um sinal para abandonar a vida sedentária, o cigarro e a alimentação desregrada e cuidar da saúde?
"Esses executivos precisam arrumar válvulas de escape para combater o estresse e seus efeitos colaterais", diz Lichtenstein.
Por efeitos colaterais, entenda-se a insônia, a gastrite e a enxaqueca, entre outros.
O primeiro conselho do médico é partir para a atividade física para descarregar as tensões. "Mas não basta dar uma corridinha, é preciso ter condicionamento físico." Check-up, boa alimentação e fim do cigarro vêm a seguir.
O médico Fábio Baptista, do Unicór, dá conselhos semelhantes: "As pessoas tensas do mercado financeiro precisam de uma atividade física regular".
Baptista, que há dez dias acompanhou o batimento cardíaco de um operador de pregão, se diz preocupado com o sedentarismo dessas pessoas. "O batimento cardíaco de um operador corresponde ao de um piloto de Fórmula 1, mas sem nenhum preparo físico."

Texto Anterior: Eles evitam o ataque de nervos
Próximo Texto: Exposição traz 100 anos de moda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.