São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor negro

JONI ANDERSON

Pelo menos na publicidade, o argumento de que negros não consomem nem vendem deve cair por terra. Para analisar os consumidores negros e pardos, a agência de publicidade Grottera elaborou o estudo "Qual é o Pente que te Penteia?". A pesquisa enfoca os anseios, necessidades e o dinheiro que esse consumidor tem no bolso. É surpreendente: no Brasil há uma classe média negra com sete milhões de pessoas, que gasta mensalmente R$ 500 milhões em artigos não-essenciais, movimentando, ao ano, R$ 46 bilhões. A pesquisa mostra que o negro dá prioridade para o bom atendimento e eleva as vendas de produtos que utilizam (bem) a sua imagem. Grande parte dos entrevistados reclama da falta de sabonetes, desodorantes e xampus específicos, maquiagem para negras, tecidos, moda e comida afro. Deixa nas entrelinhas a força que este público tem como consumidor. A campanha de divulgação da pesquisa também é conclusiva: "Ignorar os negros não é preconceito. É burrice".

ONDE ENCONTRAR "Qual é o pente que te penteia?" - à venda na Grottera, r. Butantã, 518, 6o. andar, Pinheiros, região sudoeste. Tel. 816-3090. Preço: R$ 500 para pessoas físicas, escolas, e organizações negras; R$ 2.500 para empresas.

Texto Anterior: Sexualidade bem pensada
Próximo Texto: Bota invertida; Cega, surda e muda; Calor na bacurinha; Enigma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.