São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
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Estrangeiras usam novas técnicas e serviços

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O setor de lavanderias no Brasil está passando por grandes mudanças e adaptações.
A entrada das marcas estrangeiras no mercado forçou a profissionalização dos serviços oferecidos.
A maioria dos empresários da área diz que a concorrência entre as nacionais e as estrangeiras é positiva para o segmento.
Segundo empresários da área, as lavanderias mal equipadas não terão forças para continuar no mercado. "As pequenas tendem a desaparecer. E vai haver mais concorrência", afirma Dante D'Angelo, 47, gerente-regional de franchising da brasileira Lav & Lev.
"O mercado de lavanderias no Brasil ficou muito tempo defasado. As empresas estrangeiras estimulam a competição e trazem tecnologia", afirma Silvia Amaral, 33, gerente de franchising da marca francesa 5 à Sec (pronuncia-se sânq a séc).
Redução nos preços
A empresa, que faturou R$ 2,4 milhões em 96, é especializada em lavagem a seco e cobra por peça.
"Quando nós chegamos, em 94, o preço da lavagem de um terno chegava a R$ 35. Hoje, essa lavagem custa R$ 13", diz Silvia.
Adroaldo Dias, gerente de franchising da brasileira Mr. Clean, concorda. "Houve uma boa redução nos preços e, de agora em diante, haverá muita promoção."
A Mr. Clean faturou, em 96, cerca de R$ 7 milhões. Pretende fechar 97 com R$ 10 milhões.
Nas lojas da rede, o serviço também é cobrado por peça. A lavagem de um terno sai por R$ 14.
Balançar o mercado
Para Philippe Jean, diretor da norte-americana Dryclean, a entrada de novas marcas estrangeiras vai balançar o mercado.
Para consolidar a marca no país, Jean afirma ter gasto R$ 12 milhões neste ano, entre franqueador e franqueados.
Atualmente, a Dryclean possui 16 franquias no país, mas pretende abrir 400 lavanderias em até seis anos."Devemos assumir a liderança do mercado em pouco tempo", acredita Jean.
As lojas da rede trabalham com os dois tipos de lavagem e cobram por peça. A Dryclean não lava roupas íntimas. A lavagem de um terno custa R$ 13.

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