São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Instinto de sobrevivência; Hábito alimentado; Sentindo-se importante; Discurso oficial; Aperto diferenciado; Agora vai; Presidente útil; Cabo eleitoral; Cacife limitado; Piada de Natal; Plano Real 2; Candidatos temerosos; Puxão de orelha; Os estadistas; Batalha no ar; Guerra interna

Instinto de sobrevivência
FHC fará novo apelo aos aliados para aprovar as reformas sem condicionar votos à liberação de verba. Na semana passada, não funcionou. Hoje o presidente avalia que a gravidade econômica os convencerá. A reeleição de todos estaria ameaçada.

Hábito alimentado
O problema é que o governo sempre cedeu à fisiologia dos aliados, que se acostumaram a sempre pedir mais do que FHC oferecia. Normalmente, colou.

Sentindo-se importante
Eduardo Jorge (Secretaria Geral) andou se queixando de ter ficado à margem da equipe que elaborou o pacote econômico que FHC deve divulgar hoje.

Discurso oficial
Paes de Andrade nega que virá a ceder aos governistas do PMDB. Afirma que a convenção do partido decidirá por candidato presidencial próprio: "Michel Temer e seus seguidores terão que acatar esse resultado", diz.

Aperto diferenciado
Pelo menos em um ponto Kandir venceu Malan na elaboração do pacote econômico. Convenceu o presidente de que é preciso medidas para incentivar alguns setores da economia que devem ser prejudicados com a recessão. Em especial, o exportador.

Agora vai
A bancada do PT na Câmara está disposta a apoiar a proposta de extinção da TR, feita pelo senador José Serra (PSDB).

Presidente útil
PFL e PPB querem usar o apoio a FHC para impor limites e obter salvaguardas contra PSDB e PMDB nas eleições estaduais.

Cabo eleitoral
As conversas de Luís Eduardo Magalhães na semana passada não se limitaram às reformas. Também afligia o líder do governo a classificação do Vitória, patrocinado pelo Excel, no Campeonato Brasileiro. Dançou.

Cacife limitado
O tucano Sérgio Moreira no máximo exercerá breve interinidade no Ministério do Meio Ambiente, quando Krause sair, em dezembro. Foi nomeado para secretário-executivo e só.

Piada de Natal
Do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), sobre ACM propor que o Congresso trabalhe aos sábados e domingos: "Só acredita nessa bobagem quem acredita em Papai Noel. A Câmara não reúne quórum nem às quintas, que dirá nos finais de semana".

Plano Real 2
Um cacique do PSDB diz que FHC "navegou três anos em uma mar sem onda e que agora está pegando uma tempestade". Sobre o estilo um pouco indeciso do presidente, ironiza: "Hoje (ontem) é o dia em que ele deve tomar mais decisões na vida".

Candidatos temerosos
Os tucanos estão assustados com as medidas que foram elaboradas majoritariamente pelo Ministério da Fazenda. O pacote econômico que deve sair hoje está sendo batizado por membros do governo de Plano Real 2.

Puxão de orelha
Motivo de ACM para ser favorável ao aumento da alíquota de IPI sobre bebidas e cigarros: "Sou totalmente favorável, não fumo nem bebo. E quem fuma prejudica sua saúde, como o Luís Eduardo (seu filho)".

Os estadistas
FHC convidou Sarney para acompanhá-lo na viagem que deve fazer ao Amapá neste mês. O governo está fazendo tudo para garantir a reeleição do senador peemedebista pelo Estado. Em troca, o presidente quer apenas apoio à sua reeleição.

Batalha no ar
Telma de Souza (PT), ex-prefeita de Santos, comandará um talk show na TV Mar, da cidade. Em 2000, ela deve disputar a eleição contra o atual prefeito e radialista, Beto Mansur (PPB).

Guerra interna
Parte da bancada do PFL na Assembléia paulista quer tirar da liderança do partido o deputado Duarte Nogueira, que defende a aliança com o PSDB em 98. Querem alguém que tenha mais trânsito com Maluf (PPB).

TIROTEIO
De Aloizio Mercadante, criticado pelo presidente do PT, José Dirceu, e por outros economistas do partido, por ser contra a desvalorização do câmbio agora:
- A taxa de câmbio é insustentável e terá de ser revista. Mas discutir maxidesvalorização no meio de uma crise financeira mundial e sob ameaça de ataque especulativo, é imprudente.

Próximo Texto: Não dá ponto sem nó
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.