São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tailândia vai substituir seu premiê

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Chuan Leekpai, líder da oposição tailandesa, foi indicado ontem para ser o novo primeiro-ministro do país.
Sua principal tarefa será a de reorganizar a economia e devolver a confiança dos investidores estrangeiros no futuro da Tailândia.
Leekpai, que irá substituir o general Chavalit Yongchaiyudh à frente do governo, já teve seu nome aprovado pelo rei Bhumibol Adulyadej.
A opinião corrente na Tailândia é que Leekpai deverá se beneficiar de um período de trégua por parte da imprensa e dos mercados financeiros, em uma espécie de voto de confiança.
Ao que parece, o mercado financeiro antecipou essa onda de otimismo, que, segundo analistas, deve durar alguns meses, até as próximas eleições.
Na sexta-feira, por exemplo, a principal Bolsa do país subiu 3%, enquanto todos os demais mercados do Sudeste Asiático operavam sob forte pessimismo. A moeda tailandesa, o baht, que desde junho vem sofrendo uma crise de desconfiança, também apresentou uma pequena recuperação.
A situação da economia tailandesa continua sendo extremamente delicada e o país está praticamente à beira da bancarrota. O Fundo Monetário Internacional impôs ao país um plano rigoroso de corte orçamentário como contraparte da ajuda financeira.

Texto Anterior: Extensão do pacote fiscal deverá ser fundamental para acalmar as Bolsas
Próximo Texto: Cesp avança para reduzir endividamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.