São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior paulista e Rio têm recuperação

DA REPORTAGEM LOCAL

Se a Bahia despencou, o interior paulista teve recuperação surpreendente na última rodada.
Guarani e Bragantino, dois times com forte ameaça de serem rebaixados, conseguiram se livrar da segunda divisão com a ajuda dos outros resultados.
O primeiro venceu o Vasco por 3 a 2 e foi beneficiado com o empate entre Bahia e Juventude (0 a 0).
O segundo, apesar de goleado por 7 a 0 pelo Inter, tirou proveito dos empates do Bahia e do Criciúma (1 a 1 com o Atlético-PR).
O União São João, terceiro "caipira" paulista, já estava rebaixado havia três rodadas.
Para melhorar a situação, a Ponte Preta, de Campinas, está no quadrangular decisivo da Série B e aumentou suas chances de subir para a primeira divisão em 98.
Caso isso aconteça, São Paulo terá 8 equipes entre os 24 participantes -o que significará um aumento de 10%, já que, este ano, o Estado teve os mesmos 8 times, mas foram 26 os participantes.
O Rio de Janeiro foi um dos Estados a apresentar melhor desempenho em relação ao ano passado.
No Brasileiro-96, nenhum dos seus representante passou à segunda fase. Um deles, o Fluminense, foi rebaixado.
Agora, embora o Fluminense tenha sido rebaixado novamente, duas equipes do Rio estão nas semifinais: o Vasco, líder isolado do torneio, e o Flamengo.
"O fracasso carioca em 96 foi reflexo da desorganização e da indefinição no futebol local. A situação só melhorou em função do trabalho de profissionais e algumas diretorias. Viram que têm que valorizar o Brasileiro", disse o técnico do Flamengo, Paulo Autuori.
Outro Estado que aumentou sua força foi o Rio Grande do Sul. Dos três representantes, classificou dois -Inter e Juventude.
No ano passado, com os mesmos três participantes, teve apenas um classificado -o Grêmio, que viria a ser o campeão brasileiro.
O Paraná se manteve na mesma situação em que começou o torneio. Nenhum dos três representantes -Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube- se classificou, mas também não foi rebaixado.

LEIA MAIS sobre a primeira fase do Brasileiro nas págs. 4-2 a 4-5 e conheça os semifinalistas na 4-8

Texto Anterior: O público de fora
Próximo Texto: VOCÊ SABIA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.