São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

"O penta é nosso"; Seguranças do Close Up; Caia na real; Tradução de letras; O belo rasqueado; Cega, surda e muda; Lovely Léo

A seção hoje agrega a UNE, o rasqueado e o bonitão Leonardo DiCaprio. E você, cadê a sua mensagem? Aproveite o espaço!

"O penta é nosso"
"Oi, amigos do Folhateen, gostaria que os jovens adoradores do futebol brasileiro mandassem para esta coluna a escalação da seleção ideal para ir à Copa da França de 98. A minha já está indo: Taffarel, Cafu, Júnior Baiano, Cléber e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Rivaldo e Denílson; Ronaldinho e Romário. Para a reserva, alguns craques como Dodô, Edmundo e Giovanni.
Boa sorte, Brasil!!! O penta é nosso!!!"
Marcelo Cunha Ribeiro, 16 (Avaré, SP)

Seguranças do Close Up
"Eu gostaria de expressar por meio deste jornal minha raiva contra os seguranças do Close Up Planet. No sábado, dia 1º, fui ao Close Up para ver o show do No Doubt. Logo na entrada, fui abordado por PMs. Eles me revistaram e, como se não bastasse, perguntaram se eu não usava drogas. Disse que não, e eles voltaram a perguntar se nem de vez em quando ou para me divertir eu usava, e eu respondi que não.
Acho um absurdo eu sair de Jacareí para me divertir e ter de me submeter a uma situação dessa."
Felipe Gustavo Florêncio Ventura Santos, 15 (Jacareí, SP)

Caia na real
"Pasmem com a carta de Danielle F. Donda, publicada no Folhateen de 3/11: 'Eles ouvem e dançam essa música ridícula e dizem que os alienados somos nós ... É preciso que esse povo primitivo, com danças pré-históricas, nos entenda e aprenda que ser preconceituoso está por fora'. Conheço de perto o preconceito com quem gosta de pagode e axé music. Principalmente por parte da pseudo-intelectualidade revoltada, que acha que não podemos nos divertir escutando letras tão 'vazias' de sentido.
Não tenho nada contra o rock'n'roll, muito pelo contrário.
Só fico revoltado porque a mesma pessoa que pede o fim do preconceito chama pagode de 'música ridícula' e seus admiradores de 'povo primitivo'. Olhe, Danielle, caia na real. Que as pessoas se respeitem, apesar de seus gostos, suas crenças e seus costumes! Um abraço ao Folhateen."
Bruno Lara Michel (Belo Horizonte, MG, via e-mail)

Tradução de letras
"E aí, galera do rock! Abram um espaço exclusivo para os fãs de todo tipo de música se corresponderem e outro para traduções de músicas de rock."
Gilberto Pereira Picard (Presidente Prudente, SP)

O belo rasqueado
"Do Amazonas conhecemos o Bumba-Meu-Boi. Do Nordeste, o forró. Do Rio Grande do Sul, o vaneirão.
O folclore e a cultura brasileira são ricas e muito vastas. E essa riqueza é oriunda, em grande parte, das danças que enfocam as culturas regionais.
Do Mato Grosso temos a dança do rasqueado, menos conhecida nacionalmente, é verdade, porém não menos bela se comparada às outras danças.
Eu, cuiabano de 'chapa-e-cruz' (como se diz lá) e estudante temporário em Campinas, SP, espantei-me ao ler que a Danielle F. Donda, fiel fã do Black Sabbath (Folhateen de 3/11), menospreza uma das riquezas nacionais e se vangloria com estrangeirismos.
Se ao menos ela tomasse conhecimento prévio da cultura nacional, quem sabe, assim, pudesse vir a criticar as danças do país."
Helder R. Luz (via e-mail)

Cega, surda e muda
"Ao ler a reportagem sobre a UNE (27/10), decidi enviar uma breve opinião. O órgão que já foi o grande responsável pela luta por causas políticas no Brasil representa hoje para seus associados um simples desconto na entrada de eventos culturais.
A organização comemora 60 anos e sofre de alguns problemas próprios da idade -está cega, surda e muda; sem voz ativa!
Está na hora de a UNE repensar seus ideais e seus propósitos. Promover eventos culturais nacionais, lutar por propostas políticas que beneficiem o país, e não por interesses próprios."
Hugo Netto N. Almeida, 17 (Pindamonhangaba, SP)

Lovely Léo
"Se você quiser ficar por dentro de tudo o que rola na vida do ator Leonardo DiCaprio, receber carteirinha e jornalzinho semestral, escreva rapidinho para o Fan-Club Lovely Léo (r. Forte da Barra, 88, CEP 05763-370, São Paulo, SP)."
Fabiana C. de Oliveira (São Paulo, SP)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900.
E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome completo, idade, endereço e telefone.

Próximo Texto: Em vez de curtir, garoto apaixonado procura pêlo em ovo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.