São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Valdés tem orgulho de passado britânico

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
DO ENVIADO ESPECIAL À ARGENTINA

Se você não pensa apenas em luxo e riqueza, gosta de natureza e adoraria ver baleias, golfinhos e pinguins a poucos metros de distância, a península Valdés é uma escolha a ser considerada.
Situada na Patagônia Atlântica, no nordeste da Província de Chubut, esse santuário ecológico e marítimo já atrai turistas do continente e da Europa (especialmente alemães), interessados na contemplação da fauna e nas opções "radicais" da região -a Província é selvagem, e amantes do mountain bike, das escaladas e do mergulho costumam andar por lá.
Terceira Província argentina em extensão territorial (224.686 km2), Chubut é pouco povoada -250 mil habitantes. Na região da península Valdés restaram as marcas da presença de galeses, que para lá imigraram no século passado -o que explica os nomes de localidades como Trelew e Rawson e também uma visita da princesa de Gales, cujas fotos são orgulhosamente expostas por comerciantes. Ali toma-se chá, comem-se tortas e doces e ouve-se música de Gales.
Para visitar a península é necessário escolher uma cidade vizinha. A mais interessante é Puerto Madryn, simpático balneário com hotéis confortáveis, bares modernos e belas praias. A temperatura no verão chega aos 33°C, e a água fica na média de 16°C. O vento é uma companhia permanente, quase sempre fria.
As agências de viagem também oferecem opções para Trelew, que não fica à beira-mar e é bem menos charmosa do que Puerto Madryn. A locomoção na região é facilitada pela qualidade das rodovias, embora alguns acessos sejam feitos por estradas de terra.
O melhor período para visitas é de julho a novembro, quando as baleias-francas estão nas águas da península para acasalamento e reprodução. Os elefantes-marinhos podem ser observados durante todo o ano, e os pinguins, de setembro a meados de abril.

Próximo Texto: Valdés une os extremos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.