São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Presidente preocupado; Medo do futuro; Mundo em crise; Vai e vem; Guerra de nervos; Saia justa; Pacote Arena; Sem conversa; Ovo de ouro; Cálculo político; Sem rumo; Tarde demais; Não quis se comprometer; Visitas à Folha

Presidente preocupado
FHC pintou um quadro sombrio sobre a crise aos líderes no Senado que foram ontem ao Planalto. Usou a expressão: "Estamos no fio da navalha".

Medo do futuro
Circula entre membros do primeiro escalão do governo que o FMI (Fundo Monetário Internacional) prepara um plano de ajuda a economias emergentes por conta da crise das Bolsas. O governo FHC mantém o discurso de que não precisa de socorro.

Mundo em crise
Japão e Rússia são as duas novas preocupações de FHC e de assessores palacianos, que julgam que a Coréia do Sul dificilmente sairá de suas complicações econômicas sem feridas.

Vai e vem
Nenhuma das alternativas ao aumento do Imposto de Renda até agora apresentadas cativou FHC. E se isso vier a ocorrer, o presidente só cederá no último momento. Negociar agora, acha, só enfraqueceria o pacote fiscal.

Guerra de nervos
Paes de Andrade sumiu com os livros de ata e de presença do PMDB para complicar a reunião do Conselho Político ontem. Quando os governistas compraram novos livros, ele devolveu os "desaparecidos".

Saia justa
Clóvis Carvalho (Casa Civil) e Epitácio Cafeteira (PPB-MA) tiveram um bate-boca constrangedor ontem, na reunião de FHC com os líderes. O pepebista defendeu as posições de Maluf sobre as exportações. O ministro, a política do governo.

Pacote Arena
Paulo Maluf acertou o apoio da seção paranaense do PPB à campanha de reeleição do governador Jaime Lerner (PFL) em 98.

Sem conversa
O Planejamento pediu à Comissão de Orçamento que cortasse todos os R$ 2,1 bi de emendas parlamentares previstas no projeto para 98. Ney Suassuna (PMDB-PB), presidente da comissão, rechaçou a proposta.

Ovo de ouro
Roberto Campos (PPB) sugeriu a Luís Eduardo (PFL) que propusesse a FHC vender a BR Distribuidora para substituir o aumento do Imposto de Renda. O governo obteria mais de um R$ 1 bi de investidores estrangeiros interessados na estatal.

Cálculo político
Procurado no domingo à noite, ACM diz em conversas reservadas que não quis saber antecipadamente do pacote para poder criticá-lo depois. O que não fala, mas todos pensam, é que ele quis se colocar também como opção em 98, se a crise se agravar.

Sem rumo
Enquanto ACM e Maluf faturam o que podem com a crise econômica, a esquerda continua patinando. Uma ala quer apenas radicalizar as críticas ao governo, outra também quer propor saídas, mas não sabe quais.

Tarde demais
Setores do PFL querem descaracterizar como queda-de-braço entre ACM e FHC a decisão de bombardear o aumento do Imposto de Renda. FHC ficou chateado. Mas o presidente do Senado está feliz da vida.

Não quis se comprometer
Lula sugeriu a Cristovam Buarque que fossem visitar ontem os músicos do Planet Hemp, presos em Brasília. O governador desconversou: "As imagens do show mostraram muitos jovens fumando (maconha)".

Visitas à Folha
O presidente da Transbrasil S/A Linhas Aéreas, Omar Fontana, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Luiz Aratangy, vice-presidente executivo, Mario Jorge Bento, diretor de marketing, vendas e serviços, e Jorge Honório, do departamento de divulgação e imprensa.
*
O diretor da Rede Vida, João Monteiro de Barros Neto, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do presidente do PL em São Paulo, Marcos Cintra.
*
O reitor da USP (Universidade de São Paulo), Flávio Fava de Moraes, visitou anteontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do assessor de imprensa Garibaldi Otávio.

TIROTEIO
De Leonel Brizola (PDT), sobre o pacote fiscal para salvar o Real:
-Um tecido que precisa de 51 remendos mostra que está podre.

Próximo Texto: Brizola cobra definição de Lula sobre candidatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.