São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mas, afinal, o que exatamente é o brega?

LUIZ ANTÔNIO RYFF; MARIANE MORISAWA
DA REPORTAGEM LOCAL E DA

Redação
"'Brega' (palavra da gíria baiana, hoje usada como adjetivo, mas na origem um substantivo chulo que significava 'puteiro', dizem que a partir do nome Padre Manuel da Nóbrega de uma rua de zona de prostituição de Salvador ou Cachoeira, sobre cuja placa quebrada restavam apenas as duas últimas sílabas do sobrenome do sacerdote)" (definição dada por Caetano Veloso em seu livro "Verdade Tropical").
Se a origem do termo é discutida, sua aplicação é ainda mais. De uma forma abrangente, brega poderia englobar a música romântica, a sertaneja e o pagode. Se ele for usado como sinônimo de música mais popular, o brega também serviria para definir a axé music.
Em suma, para as músicas que, nos corredores das gravadoras, são definidas como superpopular.
"O que chamamos de brega atende a um conteúdo emocional e passional que todos temos. A melodia expressa os sentimentos de forma mais rasgada", define Luiz Tatit.
(LAR e MaM)

Texto Anterior: Como é feita a pesquisa
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.